A enunciação em primeira pessoa: o íntimo e o confessional em Adélia Prado

Laéria Bezerra Fontenele

Resumo


Tendo em vista a importância, na atualidade, da categoria “espaço” como necessário conceito de análise, este artigo busca analisar a presença, na poesia de Adélia Prado, dessa categoria, o que se manifesta em tal poética numa constante tensão entre o particular e o universal, ou, para se utilizar uma terminologia mais atual, entre o local e o global. Nesse estudo, detive-me na análise de alguns poemas dos seguintes livros da poeta: Bagagem e O coração disparado.

Dada la importancia, en la actualidad, de la categoría “espacio” como importante concepto de análisis, este artículo busca analizar la presencia, en la poesía de Adélia Prado, de esa categoría, lo que se manifiesta en esta poética en una constante tensión entre el particular y el universal, o, para utilizar una terminología mas actual, entre el local y el global. Los poemas que he extraído para hacer mis análisis están en los libros de la poetisa: Bagagem y O coração disparado.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.22.31.257-273

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Direitos autorais 2002 Laéria Bezerra Fontenele

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

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