Revista do Centro de Estudos Portugueses

Revista do Centro de Estudos Portugueses, criada em 1979, é o mais antigo periódico em atividade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), estando vinculada desde sua origem ao  Centro de Estudos Portugueses. Trata-se de uma publicação semestral, com avaliação de pares, que tem como objetivo fomentar a produção teórica, crítica e ensaística na área de Literatura Portuguesa, dando a oportunidade para que pesquisadores do Brasil e do exterior divulguem suas pesquisas e contribuam para o debate qualificado nesta área de estudos. Destaca-se como um dos raros periódicos brasileiros destinados a difundir a produção acadêmica e a reflexão crítica estritamente sobre a literatura portuguesa.

 

Revista do Centro de Estudos Portugueses, established in 1979, is the oldest journal in activity at the School of Lettersof the Federal University of Minas Gerais (Brazil), being linked from its origin to the Center for Portuguese Studies. It is a peer-reviewed biannual journal that aims to promote theoretical, critical and essayistic production in the field of Portuguese Literature, giving the opportunity for researchers from Brazil and abroad to share their research and contribute to the qualified debate in this area of study. The journal stands out as one of the rare Brazilian periodicals focused strictly on Portuguese literature.

Qualis A4, área de Letras e Linguística, ano base de 2020.

Não se cobra nenhuma taxa pela publicação dos artigos.

Free of charge.


Notícias

 

CHAMADA PARA SUBMISSÕES - 2° semestre de 2024

 

Para estimular a pesquisa multidisciplinar em Literatura e Outras Artes, a Revista do Centro de Estudos Portugueses vem contemplar o tema “Mulheres Artistas – do modernismo à contemporaneidade”. Se em Portugal os modernistas de Orpheu e Presença não abriram as portas dos seus cenáculos às mulheres, nem se interessaram senão tardiamente pelas obras de escritoras que, apesar de evidente talento, trilharam solitárias e estigmatizadas os seus caminhos literários, como aconteceu com Florbela Espanca, Irene Lisboa, Judith Teixeira e Beatriz Delgado, entre outras – no Brasil, curiosamente, as mulheres destacaram-se antes, durante e depois da Semana de Arte Moderna de 1922, e não só na pintura e na escultura, como também na literatura, no teatro e no cinema. E do outro lado do hemisfério sul, nos países africanos de língua portuguesa, as mulheres artistas começam a adentrar a cena literária durante e após as guerras de independência, como ocorreu na literatura com Alda Lara, Paulina Chiziane e Vera Duarte, e, nas artes plásticas, com a ceramista Reinata Sadimba, de Moçambique. Suscitar reflexões sobre a produção artística de mulheres e sobre a construção de figuras femininas em literatura e em outras artes modernas, com foco na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é o intuito do segundo número de 2024 da Revista do CESP.

Data-limite para envio de originais: 15/08/2024

 
Publicado: 2024-04-02 Mais...
 
Outras notícias...