Repensando os contos de fadas

Ana Maria Clark Peres

Abstract


Resumo: O trabalho visa a refletir sobre as características e funções dos contos de fadas, bem como a repensar sobre sua origem, significado e adequação à criança.

Résumé: Ce travail a comme but de réfléchir sur les caractéristiques et fonctions des contes de fées, ainsi que de repenser leur origine, leur signification et leur adéquation aux intérêts des enfants.


References


ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Trad. Dora F1aksman. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

CADERMATORI, Lígia. O que é literatura. São Paulo: Brasiliense, 1986.

CERDA, Hugo Gutiérrez. Ideologia y cuentos de hadas. Madrid: Akal, 1985.

COOPER, J. C. Cuentos de hadas alegrorías de los mundos internos. Trad. para espanhol Xóchtl Huas. Málaga: Sírio, 1986.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. A linguagem na literatura infantil. Revista do Conselho Estadual de Cultura de Minas Gerais, Belo Horizonte, n. 8, 1979.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: a procura do leitor. 1986. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte, 1986.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria e prática. São Paulo: Ática, 1983.

DARNTON, Robert. O grande massacre dos gatos. Trad. Sônia Coutinho. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

FROMM, Erich. A linguagem esquecida. Uma introdução ao entendimento dos sonhos, contos de fadas e mitos. 5. ed. Trad. Octavia Alves Velho. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

HELD, Jacque1ine. O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. Trad. Carlos Rizzi. São Paulo: Summus, 1980.

JESUALDO. A literatura infantil. Trad. James Amado. São Paulo: Cultrix, 1982.

MEVES, Christa. Los cuentos em la educación de los niños. Trad. para espanhol Juan C. Rodriguez Herrans. Santander: Sal Terrae, 1978.

ROSEMBERG, Fúlvia. O adulto, a criança e a literatura. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 62, n. 141. jan.-abr. 1977.

SORIANO, Marc. Les contes de Perrault – culture savante et traditions populaires. Paris: Gallimard, 1977.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 1981.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/0101-3548.9.18-20.25-37

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura
ISSN 0101-3548 (impressa)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.