Arrigucci narrador reflexões sobre o narrador, a memória e a experiência em Enigma e comentário
Abstract
RESUMO: Este artigo é resultado de reflexões sobre o narrador, a memória e a experiência a partir da leitura do livro Enigma e comentário de Davi Arrigucci Jr. Ele procura mostrar como esse autor, ao analisar ensaisticamente a obra de vários narradores brasileiros e latino-americanos do século XX, acaba por mimetizar a obra que analisa e por transformar-se ele próprio num autêntico narrador.
RÉSUMÉ: Cet article est le résultat de quelques réflexions sur le narrateur, la mémoire et l'expérience d'après le livre Enigma e comentário de Davi Arrigucci Jr. Ce travail veut montrer comme cet auteur, lorsqu'il analyse à la façon d'un essai les oeuvres de plusieurs narrateurs brésiliens et latino-américains du XXe siécle, fini par mimétiser 1'oeuvre qu'il analyse et par se transformer lui-même en narrateur.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ADORNO, Theodor W. O ensaio como forma. In: COHN, Gabriel (Org.). Coleção grandes cientistas sociais. São Paulo: Ática, 1986. v. 54, p. 167-187.
ARRIGUCCI Jr., Davi. Enigma e comentário: ensaios sobre literatura e experiência. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
ARRIGUCCI Jr., Davi. O itinerário do crítico. Leia, São Paulo, p.3-7, out. 1990.
GOMEZ-MARTINEZ, José Luis. El ensayo como gênero literário, estúdio de sus características. In: ______. Teoria del ensayo. Salamanca: Ed. de Salamanca, 1981.
HATHERLY, Ana. O tacto. In: ______. Poética dos cinco sentidos. La dame à la licorne. Lisboa: Livraria Bertrand, 1979.
MASSI, Augusto. Trabalho de Arrigucci sobre Bandeira reafirma e supera tradição. Folha de São Paulo, São Paulo, 27 out. 1990. Letras, p. F4-F5.
MENESES, Adélia Bezerra de. Do poder da palavra. Folha de São Paulo, São Paulo, 29 jan. 1988. Folhetim, p. B3-B7.
MERQUIOR, José Guilherme. O ensaio como forma e as idéias constelação. In: ______. Arte e sociedade em Marcuse, Adorno e Benjamin. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969.
NUNEZ, Estuardo. El ensayo como gênero literário, estúdio de sus características. In: GOMEZ-MARTINEZ, José Luis. Teoria del ensayo. Salamanca: Ed. de Salamanca, 1981.
OVIDIO. Palas e Aracne. Livro VI. In: ______. As metamorfoses. Trad. Davi Gomes J. J. São Paulo: Tecnoprint, 1983.
SÜSSEKIND, Flora. Ou não?; reflexões parciais sobre a crítica de Davi Arrigucci e Roberto Schwarz. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 20, p. 96-109, mar. 1988.
SÜSSEKIND, Flora. Reflexão técnica. 34 Letras, Rio de Janeiro, n. 1, p.84-89, set. 1988.
VIRASORO, Rafael. El ensayo como gênero literário, estúdio de sus características. In: GOMEZ-MARTINEZ, José Luis. Teoria del ensayo. Salamanca: Ed. de Salamanca, 1981.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/0101-3548.13.26.175-181
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura
ISSN 0101-3548 (impressa)
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.