Notas sobre Guignard retratista
Abstract
RESUMO: Este ensaio breve trata, na primeira parte, do modo primeiro de circulação dos retratos pintados por Guignard e suas implicações críticas em uma economia de mercado monetarizada. A segunda parte tenta caracterizar, de modo geral, o gênero retrato em Guignard e problematizar suas relações com o desenho.
RÉSUMÉ: Ce petit essai décrit, dans sa première partie, le mode premier de circulatioh des portraits peints par Guignard et ses implications critiques dans une economie monétaire de marché. La deuxième partie essaie de caractériser, de manière générale, le genre portrait dans la peinture de Guignard et de rechercher ses rapports avec le dessin.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
BATAILLE G. La noción de gasto. In: ______. Obras escogidas. Trad. J. Jordá. Barcelona: Barral, 1974.
BRITO, Ronaldo. Só olhar. In: ZILIO, Carlos (Org.). A modernidade em Guignard. Rio de Janeiro: Ipiranga, 1983.
FREUND, Gisèle. Fotografia e sociedade. Trad. P. M. Frade. Lisboa: Vega, 1989.
MAUSS; Marcel. Gift-gift. In: ______. Ensaios de sociologia. Trad. L. J. Gaio e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1981.
MORAIS. Frederico. Guignard. São Paulo: Novo Mundo, 1974.
ZILIO, Carlos (Org.). A modernidade em Guignard. Rio de Janeiro: Ipiranga, 1983.
ZILIO, Carlos. Com a cabeça nas nuvens. In: ZILIO, Carlos (Org.). A modernidade em Guignard. Rio de Janeiro: Ipiranga, 1983.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/0101-3548.13.26.201-208
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura
ISSN 0101-3548 (impressa)
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.