A incompreensível encarnação

Ruth Silviano Brandão Lopes

Abstract


Resumo: A inquietante estranheza, o "unheimlich", é um dos efeitos da leitura de Encarnação de José de Alencar. Algum elemento, ou vários, desse romance tão pouco estudado remete o leitor-crítico ao conceito freudiano de "unheimlich", relacionado, por sua vez, ao sentimento de susto e temor que se tem diante de alguma coisa familiar e, ao mesmo tempo estranha, porque não reconhecida; inquietante, porque deveria permanecer secreta, oculta e que, no entanto, retorna. Esse tema do "estranho" liga-se, também ao duplo, ao dúbio, à incertitude, à idéia de vida vivida como ficção e/ou ficção como vida, complexo de castração, negação da morte. Talvez sejam as figuras de cera que permanecem como enigmas durante grande parte da narrativa, criando a dúvida e a inquietação sempre geradas por um objeto obscuro, fugidio, mal delineado. Suspeita-se estar diante de um romance fantástico ou fantasmagórico, para, às vezes, desfazer-se tal impressão, desviada por outros fios que conduzem a leitura pelos meandros labirínticos do texto. Sempre, no entanto, pressente-se a volta de alguma coisa suspeita, misteriosa e ameaçadora, o que mantém o leitor na expectativa de algum conhecimento insólito e surpreendente.

References


ALENCAR, José de. Encarnação. In: ______. Ficção completa e outros escritos. Rio de Janeiro: Aguilar, 1965. v. 1.

AZEVEDO, Aluísio. O homem. São Paulo: Martins, 1959.

CIXOUS, Hélène. Les noms du pire. In: ______. Prénoms de personne. Paris: Ed. du Seuil, 1974.

FELMAN, Shoshana. Les femmes e Ia folie: histoire littéraire et idéologie. In: ______. La folie et la chose littéraire. Paris, Ed. Du Seuil, 1978.

FREUD, S. O estranho. In: ______. Uma neurose infantil. Rio de Janeiro: Imago, 1976. 22 v.

FREUD, S. Personajes psicopáticos en el teatro. In: ______. Obras completas. Madrid: Biblioteca Nueva, 1973. 2 v.

HOFFMANN, E. T. A. Trois contes: der Sandmann, Rat Krespel, Doge und Dogarese. Tradução de Geneviève Bianquis. Paris, Aubier, 1947.

MANNONI, O. A ilusão cômica ou o teatro do ponto de vista do imaginário. In: ______. Chaves para o imaginário. Petrópolis: Vozes, 1973.

NABUCO, Carolina. A sucessora. Rio de Janeiro: Ed. de Ouro, [s.d.]

RANK, O. El doble. (The double). Buenos Aires: Ed. Orion, 1976.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/0101-3548.2.4.51-59

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura
ISSN 0101-3548 (impressa)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.