É possível operacionalizar o ensino de redação?

Laura Perrella Parisi, Mariza Vieira da Silva

Abstract


Resumo: Vimos realizando desde maio de 1978, como atividade do Instituto de Cooperação e Assistência Técnica - ICAT, órgão da Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal - A.E.U.D.F., uma experiência de treinamento em redação, com turmas de servidores de empresas públicas e privadas, de ambos os sexos. Os cursos têm a duração de 72 horas-aula e foi deles que extraímos a motivação para esta pesquisa. O objeto do treinamento é a redação de caráter informativo e como tal tem seu foco centrado na estrutu ração do texto. Assim, o ponto primeiro é conhecer de modo explícito em que consiste a estrutura de um texto. Verificamos que, nesse nível, a bibliografia disponível é bastante reduzida e não oferece critérios formais que permitam operacionalizar o ensino da redação. Esta é a razão por que sentimos a necessidade de um trabalho nessa área.



DOI: http://dx.doi.org/10.17851/0101-3548.2.3.134-149

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Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura
ISSN 0101-3548 (impressa)

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