Cordeiro imolado (um estudo da violência nas cartas da prisão de frei Beto)

Ivete Lara Camargos Walty

Abstract


Resumo: Várias são as facetas da violência presentes nas Cartas da prisão. Em primeiro lugar, podemos falar da tortura sofrida pelos presos políticos, ainda que, na narrativa em questão, ela não esteja explícita por não integrar os objetivos do Autor ao escrever a obra. Frei Betto é um religioso que escreve para parentes e amigos, logo não quer angustiá-los ou deprimi-los com descrições de cenas de tortura.

Outro aspecto da violência, de maior interesse para este trabalho é a violência das relações sociais em diversos sistemas, principalmente no Capitalismo. Esse aspecto, tão focalizado por Frei Betto, relaciona-se à violência da prisão. Observemos ser a violência das relações sociais, a violência da e na prisão, três modalidades intimamentes ligadas que se associam a uma quarta, mais geral, a da violência das relações humanas em sociedades e épocas diversas.

Focalizar todos esses aspectos seria uma tarefa maior do que a que agora pretendemos empreender, deter-nos-emos, portanto, na relação entre a violência da prisão e a violência das relações sociais.


References


BETTO, Frei. Cartas da prisão. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. História da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1977.

GIRARD, René. Des choses cachées depuis la fondation du monde - recherches avec J. M. Dughourlian et Guy Lefor. Paris: Graset, 1978.

GIRARD, René. La violence et le sacré. Paris: Bernard Grasset, 1972.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/0101-3548.3.6.87-97

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura
ISSN 0101-3548 (impressa)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.