Almanaques de farmácia (1920...)

Vera Lúcia Casa Nova

Abstract


Resumo: A almanaque de farmácia da década de 20 é analisado a partir de aspectos das superfícies significantes em processo de produção de sentido; mostra como na leitura aparentemente gratuita e agradável dessa modalidade de literatura subjazem mecanismos ideológicos de dominação sócio-econômico e cultural.

Abstract: A study on pharmacy almanacs from the 1920's in Brazil. Analyzes how the reading of this type of literatura, apparently spontaneous and agreable from the reader's point of view, was a tool for social, economical and cultural control.


References


ALBUQUERQUE, Manuel Maurício de. Pequena história da formação social brasileira. Rio de Janeiro: Graal, 1981.

BAUDRILLARD, Jean. Significação da publicidade. In: MOLES, Abrahan et alii. Teoria da cultura de massa. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

BELTRÃO, Luis. Folkcomunicação: a comunicação dos marginalizados. São Paulo: Cortez, 1980.

CAMPOS, Maria Helena Rabelo. O canto da sereia (Uma análise do discurso publicitário). 1981. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, 1981.

HOLANDA, Chico Buarque de. LP Almanaque. Rio de Janeiro: Philips, 1981. (disco).

QUEIRÓS, Eça de. Almanaques. In: ______. Obras completas. Porto: Ed. Aguilar, 1960.

VERÓN, Eliseo. Produção de sentido. São Paulo, Cultrix, 1981.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/0101-3548.4.8.53-65

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura
ISSN 0101-3548 (impressa)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.