Almanaques de farmácia (1920...)
Abstract
Resumo: A almanaque de farmácia da década de 20 é analisado a partir de aspectos das superfícies significantes em processo de produção de sentido; mostra como na leitura aparentemente gratuita e agradável dessa modalidade de literatura subjazem mecanismos ideológicos de dominação sócio-econômico e cultural.
Abstract: A study on pharmacy almanacs from the 1920's in Brazil. Analyzes how the reading of this type of literatura, apparently spontaneous and agreable from the reader's point of view, was a tool for social, economical and cultural control.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ALBUQUERQUE, Manuel Maurício de. Pequena história da formação social brasileira. Rio de Janeiro: Graal, 1981.
BAUDRILLARD, Jean. Significação da publicidade. In: MOLES, Abrahan et alii. Teoria da cultura de massa. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
BELTRÃO, Luis. Folkcomunicação: a comunicação dos marginalizados. São Paulo: Cortez, 1980.
CAMPOS, Maria Helena Rabelo. O canto da sereia (Uma análise do discurso publicitário). 1981. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, 1981.
HOLANDA, Chico Buarque de. LP Almanaque. Rio de Janeiro: Philips, 1981. (disco).
QUEIRÓS, Eça de. Almanaques. In: ______. Obras completas. Porto: Ed. Aguilar, 1960.
VERÓN, Eliseo. Produção de sentido. São Paulo, Cultrix, 1981.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/0101-3548.4.8.53-65
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura
ISSN 0101-3548 (impressa)
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.