O realismo oblíquo do Roberto Drummond

Alcmeno Bastos

Abstract


Resumo: A História, considerada como disciplina, formou-se no culto do excepcional. O "romance histórico", correspondente literário dessa concepção redutora da trajetória do homem, construiu um passado nacional heróico, por vezes francamente mítico, como no caso do indianismo brasileiro, por exemplo.

Com a "democratização" do fato histórico, são também "históricos" os fatos e os homens comuns do cotidiano. Deste modo, a narrativa contemporânea tem-se ocupado menos do passado remoto que do fato político atual.

Na literatura brasileira, dentre os narradores que se têm interessado pela matéria de extração histórica, singulariza-se Roberto Drummond por submeter a História a uma semiotização oblíqua. Os elementos verídicos - fatos, personagens, instituições etc. - dos quais são aproveitadas apenas as "marcas registradas", são inseridos num universo marcado, simultaneamente, pela veridicidade das "marcas" (donde o realismo) e pela inveridicidade/inverossimilhança das situações narradas, que estão a meio caminho do documentário e da ficção.

Résumé: Considerée comme discipline, l'Histoires s'est formée dans le culte de l'exceptionnel. Le "roman historique", correspondant littéraire de cette conception réductrice de la trajectoire de l'homme, a construit un passé national héroíque, parfois franchement mythique, comme c'est le cas de l'indianisme brésilien, par example.

Avec la "démocratisation" du fait historique, sont aussi "historiques" les faits et les hommes simples du quotidien. De cette façon, le récit contemporain s'occupe moins du passé lointain que du fait politique de nos jours.

Dans la littérature brésilienne, parmi les narrateurs qui se sont interessés à la matière de fond historique Roberto Drummond se singularise, car il soumet l'Histoire à une sémiotisation oblique. Les éléments véridiques - faits , personeges, institutions, etc. - dont on extrait , seulement , les "trades marks" - sont inserés dans l'universe marqué, simultanément, par la véridicité des "marques" (d'ou le réalisme) et par l' inveridicté / invraisemblance des situations narrées, à mi-chemin du documentaire et de la fiction.


References


BASTOS, Alcmeno. A semiotização oblíqua do referente em Roberto Drummond. 1983. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1983.

CHIAMPI, IRLEMAR. O realismo maravilhoso: forma e ideologia no romance hispano-americano. São Paulo: Perspectiva, 1980.

DRUMMOND, Roberto. Sangue de coca-cola. 4. ed. São Paulo: Ática, 1982.

ENCICLOPÉDIA MIRADOR INTERNATIONAL. São Paulo: Encyclopaedia Britannica, 1977.

PROENÇA, M. Cavalcanti. José de Alencar na literatura brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.

RIEDEL, Dirce Côrtes. Introdução. In: AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, [s.d.].




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/0101-3548.7.14.9-24

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura
ISSN 0101-3548 (impressa)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.