Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

APCS (taxa de processamento de artigo) e taxa de submissão

A Arquivo Maaravi: Revista Digital do Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG não cobra dos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.

Código de Conduta e Boas Práticas (Política contra plágio e más-condutas em pesquisa)

A Arquivo Maaravi: Revista Digital do Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG segue as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processo, e as submissões devem atender a essas diretrizes. Indicamos que os autores consultem o texto original em inglês ou sua tradução para o português.

A Arquivo Maaravi utiliza o sistema CheckForPlagiarism.net para identificação de plágio.


Normas Editoriais

Todos os trabalhos deverão ser enviados EXCLUSIVAMENTE mediante registro e acesso nesta plataforma: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/maaravi/index. Os textos que não apresentarem as normas estipuladas a seguir NÃO serão avaliados.

Todos os autores devem informar, na submissão, o seu número de registro ORCID. Para registrar-se acesse: http://orcid.org.

 

1 Artigo

1.1 Normas gerais

1.1.1 O artigo submetido deve ser inédito e na área de Estudos Judaicos. Não serão aceitos capítulos de dissertações ou teses enviados como artigo.

1.1.2 O(s) autor(es) devem observar o tema do dossiê nas Chamadas, mas considerar que a revista possui também uma seção Vária para outros textos.

1.1.3 A revista publicará artigos mediante avaliação do Conselho Editorial.

1.1.4 O artigo deve ser enviado anonimamente – sem quaisquer referências que possam identificar o(s) autor(es) a fim de assegurar a Avaliação por Pares Cega.

1.1.5 As informações sobre a afiliação dos autores, incluindo instituição de origem, cidade e país, devem ser enviadas como documento suplementar, e não no corpo do artigo.

1.1.6 O artigo deve vir acompanhado por um documento suplementar contendo: nome(s) do(s) autor(es); instituição à qual pertence(m) com indicação de cidade e país; titulação do(s) autor(es) e e-mail.

1.1.7 O artigo deverá ter, no mínimo, 10 e, no máximo, 15 páginas.

1.1.8 O artigo deverá ter, no máximo, 2 autores.

1.1.9 O artigo deverá vir devidamente revisado pelo(s) autor(es), mas a Comissão Editorial reserva-se o direito de fazer nova revisão e as alterações que forem necessárias.

 

1.2 Normas de apresentação de artigo

1.2.1 O artigo deve ser digitado em Word 6.0 ou superior disposto no formato “.doc” ou “.docx” em fonte Palatino Linotype, tamanho 12.

1.2.2 As páginas do artigo devem vir sem numeração e configuradas no formato A4 em margem de 3 cm (superior e esquerda) x 2 cm (inferior e direita).

1.2.3 O artigo deve ser apresentado em parágrafo americano, ou seja, sem recuo na primeira linha, com espaço simples entre linhas e duplo entre parágrafos.

1.2.4 O artigo deve conter título, resumo e palavras-chave no idioma do texto e em inglês, quando este não for o idioma do trabalho, e referências.

1.2.5 O título no idioma original do artigo deve estar em negrito, fonte tamanho 12, justificado. Sua tradução para o inglês deve vir na linha abaixo sem negrito com fonte do mesmo tamanho. No caso de artigo em inglês, o título deve vir traduzido para o português ou para o espanhol na linha abaixo.

1.2.6 O resumo deve vir no idioma original do artigo abaixo do título traduzido. A palavra “Resumo” (ou correspondente no idioma original do artigo) deve vir em negrito e sem itálico, seguida de dois pontos. O texto do resumo deve começar após a palavra no mesmo parágrafo. O resumo deve vir em parágrafo único sem negrito de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

1.2.7 As palavras-chave devem vir logo abaixo do resumo. A expressão “Palavras-chave” (ou correspondente no idioma original do artigo) deve vir em negrito e sem itálico, seguida de dois pontos. As palavras-chave devem estar sem negrito e vir separadas por ponto final. Devem ser elencadas 3 (três) palavras-chave.

1.2.8 O Abstract e as Keywords devem vir após esses elementos no idioma original do artigo, seguindo as mesmas instruções de formatação. Nos casos de artigos em inglês, o Abstract e as Keywords devem ser seguidos de resumo e de palavras-chave em português ou espanhol.

1.2.9 Dedicatórias e agradecimentos devem vir antes do início do artigo.

1.2.10 A designação de títulos de livros, no corpo do artigo, deve vir em itálico (maiúscula apenas no início, exceto em caso de nomes próprios) e a de artigos ou capítulos de livros, entre aspas.

1.2.11 Os títulos das seções do artigo, se houver, devem vir sem recuo, em negrito, com maiúscula somente na palavra inicial e numerados em algarismos arábicos. A numeração não deve incluir a introdução, a conclusão e as referências.

1.2.12 As notas, que se fizerem necessárias, devem aparecer como rodapé, corpo 12, em numeração arábica contínua ao longo do texto. As ilustrações, gráficos e tabelas (indicar a fonte quando não forem originais do trabalho) devem vir com as respectivas legendas e numerações. As imagens utilizadas deverão ter autorização de uso.

1.3 Normas de citações e referências no artigo

1.3.1 As referências após as citações devem vir exclusivamente em nota de rodapé, não no corpo do texto.

1.3.2 As citações destacadas (com mais de 4 linhas) devem vir com a mesma fonte e o mesmo tamanho do texto do artigo, sem aspas, justificadas e com recuo de 4cm da margem esquerda.

1.3.3 As referências devem aparecer completas somente no final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome de autor, seguindo rigorosamente as regras para indicação bibliográfica, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para:

a) títulos de livros, usa-se itálico;

b) subtítulos de livro, não se usa itálico, com dois-pontos precedidos;

c) capítulos de livros do mesmo autor, deve-se usar a expressão “In” seguida de 6 traços (underline) e ponto.

Exemplo: NORTHROP, Frye. Introdução. In: _____. O código dos códigos: a Bíblia e a literatura. Trad. Flávio Aguiar. São Paulo: Boitempo, 2004. p. 8-22.

d) Organizadores e Coordenadores, emprega-se (Org.). ou (Coord.).

Exemplo: JEHA, Julio, NASCIMENTO, Lyslei (Org.). Da fabricação dos monstros. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

e) as citações, deve-se colocar nota de rodapé com SOBRENOME, Ano, página.

Exemplo: SCLIAR, 2000, p. 25.

f) as obras estrangeiras traduzidas, indicar obrigatoriamente o nome do(s) tradutor(es) após o título. Utiliza-se “Trad.", sem itálico, seguido pelo nome do tradutor.

Exemplo: AUERBACH, Erich. A cicatriz de Ulisses. In: _____. Mimeses: a representação da realidade na literatura ocidental. Trad. Jacó Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2002. p. 1-20.

1.3.4 As referências a artigos publicados em periódicos científicos devem conter: autor(es) do artigo, título do artigo (sem itálico e sem aspas), título da revista em itálico, local da publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo citado, mês e ano da publicação.

Exemplo: PINTO, Paulo Mendes. A concretização do Senhor: a propósito da leitura d’O Evangelho de Judas. Revista Lusófona de Ciência das Religiões. Lisboa, ano 5, n. 9/10, p. 316-326, 2006.

1.3.5 As referências a capítulos de livro deverão conter: autor(es), título do capítulo, organizador(es) da coletânea, título do livro em itálico, local de publicação, editora, data, página inicial e final do capítulo.

Exemplo: FREITAS, Renan Springer de. A Bíblia hebraica no pensamento sociológico. In: LEWIN, Helena (Org.). Judaísmo e Modernidade: suas múltiplas interrelações. Rio de Janeiro: BVCH-Edelstein, 2009. p. 705-719.

1.3.6 Para demais casos, recomenda-se consulta direta às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

2 Resenha

2.1 Normas gerais

2.1.1 A revista publicará resenhas mediante avaliação do Conselho Editorial.

2.1.2 A resenha deve ser enviada anonimamente – sem quaisquer referências que possam identificar o(s) autor(es) a fim de assegurar a Avaliação por Pares Cega.

2.1.3 As informações sobre a afiliação dos autores, incluindo instituição de origem, cidade e país, devem ser enviadas como documento suplementar, e não no corpo da resenha.

2.1.4 A resenha deve vir acompanhada por um arquivo suplementar contendo: nome(s) do(s) autor(es); instituição à qual pertence(m) com indicação de cidade e país; titulação do(s) autor(es) e e-mail.

2.1.5 A resenha poderá ser de tema livre, dentro da área de publicação da revista, ou seja, a dos Estudos Judaicos, e deve referir-se a obras publicadas há, no máximo, 3 anos e ter de 3 a 5 páginas.

2.2 Normas de apresentação da resenha

2.2.1 A resenha deve ser digitada em Word 6.0 ou superior disposta nos formatos “.doc” ou “.docx” em fonte Palatino Linotype, tamanho 12.

2.2.2 As páginas da resenha devem vir sem autoria, sem numeração e configuradas no formato A4 em margem de 3cm (superior e esquerda) x 2cm (inferior e direita).

2.2.3 A resenha deve conter:

2.2.3.1 Referência completa da obra resenhada, de acordo com as normas da ABNT, incluindo número de páginas e tradutor, se houver.

2.2.3.2 Título, em negrito, fonte 12, justificado.

2.2.4 O texto da resenha deve vir em parágrafo americano, ou seja, sem recuo na primeira linha, com espaço simples entre linhas e duplo entre parágrafos.

3 Tradução

3.1 Normas gerais

3.1.1 A revista publicará traduções mediante avaliação do Conselho Editorial.

3.1.2 A submissão da tradução deverá ser acompanhada de documento suplementar com autorização do detentor dos direitos autorais da obra, se necessário.

3.1.3 A tradução dever ser enviada anonimamente – sem quaisquer referências que possam identificar o(s) autor(es) a fim de assegurar a Avaliação por Pares Cega.

3.1.4 As informações sobre a afiliação dos autores, incluindo instituição de origem, cidade e país, devem ser enviadas como documento suplementar, e não no corpo da tradução.

3.1.5 A tradução deve vir acompanhada por um arquivo suplementar contendo: a) autorização do detentor dos direitos autorais da obra, se necessário; b) nome(s) do(s) autor(es); instituição à qual pertence(m) com indicação de cidade e país; titulação do(s) autor(es) e e-mail.

3.1.6 A tradução poderá ser de tema livre, dentro da área de publicação da revista, ou seja, a dos Estudos Judaicos, e deve ter, no máximo, 15 páginas.

3.2 Normas de apresentação da tradução

3.2.1 A tradução deve ser digitada em Word 6.0 ou superior disposta nos formatos “.doc” ou “.docx” em fonte Palatino Linotype, tamanho 12.

3.2.2 As páginas da tradução devem vir sem o nome do tradutor, sem numeração e configuradas no formato A4 em margem de 3cm (superior e esquerda) x 2cm (inferior e direita).

3.2.3 A tradução deve conter:

3.2.3.1 Referência completa da obra traduzida, se for o caso, de acordo com as normas da ABNT, incluindo número de páginas, se houver.

3.2.3.1.1 Título, em negrito, fonte 12, justificado.

2.2.3.1.2 A tradução deve vir em parágrafo americano, ou seja, sem recuo na primeira linha, com espaço simples entre linhas e duplo entre parágrafos.

4 Conto, crônica, poema e outros trabalhos artísticos

4.1 Normas gerais

4.1.1 A revista publicará conto, crônica, poema e outros trabalhos artísticos mediante avaliação do Conselho Editorial.

4.1.2 O trabalho deve ser enviado anonimamente – sem quaisquer referências que possam identificar o(s) autor(es) a fim de assegurar a Avaliação por Pares Cega.

4.1.3 As informações sobre a afiliação dos autores, incluindo instituição de origem, cidade e país, devem ser enviadas como documento suplementar, e não no corpo do trabalho.

4.1.4 O trabalho deve vir acompanhado por um arquivo suplementar contendo: nome(s) do(s) autor(es); instituição à qual pertence(m) com indicação de cidade e país; titulação do(s) autor(es) e e-mail.

4.1.5 O trabalho poderá ser de tema livre, dentro da área de publicação da revista, ou seja, a dos Estudos Judaicos, com, no máximo, 15 páginas.

4.2 Normas de apresentação de conto, crônica, poema e outros trabalhos artísticos

4.2.1 O trabalho deve ser digitado em Word 6.0 ou superior dispostos nos formatos “.doc” ou “.docx” em fonte Palatino Linotype, tamanho 12.

4.2.2 As páginas dos trabalhos devem vir sem autoria, sem numeração e configuradas no formato A4 em margem de 3cm (superior e esquerda) x 2cm (inferior e direita).

4.2.3 Os contos, crônicas, poemas e outros trabalhos artísticos devem conter:

4.2.3.1 Título, em negrito, fonte 12, justificado.

4.2.3.2 Se texto, o trabalho deve vir em parágrafo americano, ou seja, sem recuo na primeira linha, com espaço simples entre linhas e duplo entre parágrafos.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista e o trabalho submetido atende às diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics).
  2. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Normas Editoriais.

  3. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção propriedades do Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

  4. O autor possui registro ORCID ID. Para registrar-se acesse: http://orcid.org.
 

Declaração de Direito Autoral

Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.

Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais. 

Recomenda-se a leitura desse link para mais informações sobre o tema

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.