A “mordida da inveja”: defesa da obra e imagens de autoria ovidiana no De Mulieribus Claris de Giovanni Boccaccio

Talita Janine Juliani

Resumo


Neste artigo, propõe-se uma discussão sobre a construção da
imagem autoral de Giovanni Boccaccio (1313-1375), dando particular
enfoque à relação de tal construção com elementos da representação autoral
do poeta romano Ovídio (43 a.C.-17 d.C.). Especificamente, consideraremos
especialmente traços da imagem de um autor que defende sua obra da inveja
de possíveis críticos. Dentre o corpus boccacciano selecionado, passagens
do Decameron (1348-1351) e da obra De Mulieribus Claris (1361-1362)
serão cotejadas, com amparo de metodologia intertextual aplicada às letras
clássicas, com excertos dos textos ovidianos de Remedia amoris (1 a.C.-
1 d.C.) e Tristia (9-12 d.C.). Como se verá, o confronto entre passagens
de textos boccaccianos e ovidianos suscita novas possíveis leituras da
obra do autor renascentista, propiciando renovadas reflexões acerca da
representação autoral de Boccaccio.


Palavras-chave


Boccaccio; Ovídio; imagem de autoria; carreira poética; defesa da obra; inveja.

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Nuntius Antiquus
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