A “mordida da inveja”: defesa da obra e imagens de autoria ovidiana no De Mulieribus Claris de Giovanni Boccaccio

Talita Janine Juliani

Resumo


Resumo: Neste artigo, propõe-se uma discussão sobre a construção da imagem autoral de Giovanni Boccaccio (1313-1375), dando particular enfoque à relação de tal construção com elementos da representação autoral do poeta romano Ovídio (43 a.C.-17 d.C.). Especificamente, consideraremos especialmente traços da imagem de um autor que defende sua obra da inveja de possíveis críticos. Dentre o corpus boccacciano selecionado, passagens do Decameron (1348-1351) e da obra De Mulieribus Claris (1361-1362) serão cotejadas, com amparo de metodologia intertextual aplicada às letras clássicas, com excertos dos textos ovidianos de Remedia amoris (1 a.C.- 1 d.C.) e Tristia (9-12 d.C.). Como se verá, o confronto entre passagens de textos boccaccianos e ovidianos suscita novas possíveis leituras da obra do autor renascentista, propiciando renovadas reflexões acerca da representação autoral de Boccaccio.

Palavras-chave: Boccaccio; Ovídio; imagem de autoria; carreira poética; defesa da obra; inveja.

Abstract: This article proposes a discussion about the construction of Giovanni Boccaccio’s (1313-1375) authorial image, focusing on the relation of this construction and elements of the Roman poet Ovid (43 B.C.-17 A.D.) author’s representation. More specifically, we will focus on aspects of the image of an author who defends his work from the envy of potential critics. Excerpts from the Decameron (1348-1351) and the work De Mulieribus Claris (1361-1362), among the boccaccian corpus selected, will be compared with excerpts from the Ovidian texts of Remedia amoris (1 B.C.-1 A.D.) and Tristia (9-12 A.D.). This comparison will be supported by an intertextual methodology applied to classical studies. Thus, this article will convey that the comparison between passages of Boccaccian and Ovidian texts raises new possible readings of the work of the Renaissance author, providing us with renewed reflections on Boccaccio’s authorial representation.

Keywords: Boccaccio; Ovid; authorial image; literary career; oeuvre’s defense; envy.


Palavras-chave


Boccaccio; Ovídio; imagem de autoria; carreira poética; defesa da obra; inveja.

Texto completo:

PDF

Referências


ANSELMI, G. M; GUERRA, M. Le Metamorfosi di Ovidio nella letteratura tra Medioevo e Rinascimento. Bologna: Gedit edizioni. 2006.

BARCHIESI, A. La traccia del modello: effeti omerici nella narrazione virgiliana. Pisa: Giardini, 1984.

BARCHIESI, A.; HARDIE, P. The Ovidian Career Model: Ovid, Gallus, Apuleius, Boccaccio. In: HARDIE, P.; MOORE, H. (Ed.). Classical Literary Careers and their Reception. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. p. 59-88. DOI: https://doi.org/10.1017/ CBO9780511778872.006.

BARTHES, R. A morte do autor. In: _____. O rumor da língua. Tradução de Mario Laranjeira. São Paulo: Brasiliense, 1988.

BILLAULT, A; CASANOVA-ROBIN, H. (Ed.). Le poète au miroir de ses verses: études sur la représentation du poète dans ses oeuvres. Grenoble: Jérome Millon, 2013.

BOCCACCIO, G. Concerning Famous Women. Translated by Guido Guarino. 2.ed. New York: Italica Press, 2011.

BOCCACCIO, G. Decameron. A cura di Vittore Branca. Milão: Oscar Mondadori, 2009. v. I-II.

BOCCACCIO, G. Decameron. Tradução de Ivone Benedetti. Porto Alegre: L&PM Editores, 2013.

BOCCACCIO, G. Famous Women. Edited and translated by Virginia Brown. Cambridge: Harvard U niversity Press, 2001. ( The I Tatti Renaissance Library, 1).

BOCCACCIO, G. Les femmes illustres (De Mulieribus Claris). Traduit par Jean Yves Boriaud. Paris: Les Belles Lettres, 2013.

BOCCACCIO, G. Tutte le opere di Giovanni Boccaccio. A cura di Vittore Branca et al. Milano: Arnaldo Mondadori, 1970. v. X.

BRANCA, V. Boccaccio medievale. Milano: BUR alta fedeltà, 2010.

CARDINI, R.; COPPINI, D. (a cura di). Il rinnovamento umanistico della poesia: l’epigramma e l’elegia. Firenze: Polistampa, 2009.

CHARTIER, R. Figuras do autor. In: _____. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: UnB, 1998. p. 33-66.

CHARTIER, R. O que é um autor? Revisão de uma genealogia. São Carlos: Edufscar, 2012.

CHENEY, P.; DE ARMAS, F. A. (Ed.). European Literary Careers: The Author from Antiquity to Renaissance. Toronto: University of Toronto Press, 2002. DOI: https://doi.org/10.3138/9781442674684.

CHENEY, P.; HARDIE, P. (Ed). Oxford History of Classical Reception in English Literature. Oxford: Oxford University Press, 2015. v. II.

CICCARELLI, I. Commento al libro dei Tristia di Ovidio. Bari: Edipuglia, 2011.

CONTE, G. B. Memoria dei poeti e sistema letterario: Catullo, Virgilio, Ovidio, Lucano. Segrate: G. Einaudi, 1974.

COPPINI, D. “Quaeque manus ferrum, posito fert ense libello”. L’autorappresentazione di un poeta guerriero (Michele Marullo). In: BILLAULT, A.; CASANOVA-ROBIN, H. (Ed.). Le poète au miroir de ses verses: études sur la représentation du poète dans ses oeuvres. Grenoble: Jérome Millon, 2013. p. 157-171.

COPPINI, D. Le metamorfosi del Pontano. In: ANSELMI, G. M.; GUERRA, M. (a cura di). Le Metamorfosi di Ovidio nella letteratura fra Medioevo e Rinascimento. Bologna: Gedit Edizioni, 2006. p. 75-108.

COPPINI, D. Memoria di poeti classici fra Medioevo e Umanismo. In: GRACIOTTI, S.; DI FRANCESCO, A. (a cura di). L’eredità classica in Italia e Ungheria fra tardo Medioevo e primo Rinascimento: atti dell’XI Convegno italo-ungherese (Venezia, Fondazione Giorgio Cini, 9-11 novembre 1998). Roma, 2001. p. 139-162.

DE SMET, I. A. R. Giants on the Shoulders of Dwarfs? Considerations on the Value of Renaissance and Early Modern Scholarship for Today’s Classicists. In: HARRISON, S. J. Texts, Ideas, and the Classics Scholarship, Theory, and Classical Literature. New York: Oxford University Press, 2007.

FILOSA, E. Tre studi sul De mulieribus claris. Milano: Edizioni Universitaire di Lettere Economia Diritto, 2012.

FORNI, P. M. Forme complesse nel Decameron. Firenze: Leo S. Olschki Editore, 1992. (Biblioteca di Lettere Italiane, XLII).

FOUCAULT, M. O que é um autor? Tradução de António Fernando Cascais e Eduardo Cordeiro. Lisboa: Passagens, 1992.

FOWLER, D. On the Shoulders of Giants: Intertextuality and Classical Studies. In: _____. Roman Constructions: Readings in Postmodern Latin. Oxford: Oxford University Press, 2000. p. 115-137.

FREDERICKS, B. R. Tristia 4.10: Poet’s Autobiography and Poetic Autobiography. Transactions of American Philological Association, Baltimore, v. 106, p. 139-154, 1976. DOI:

https://doi.org/10.2307/284096.

GHISALBERTI, F. Medieval Biographies of Ovid. Journal of the Warburg and Courtauld Institutes, London, v. 9, p. 10-59, 1946. DOI: https://doi.org/10.2307/750308.

GIARDINI, M. P. Tradizioni popolari nel Decameron. Firenze: Olschki, 1965.

GIROLAMO, C. di; LEE, C. Fonti. In: BRAGANTINI, R.; FORNI, P. M. (a cura di). Lessico critico decameroniano. Torino, 1995. p. 142-161.

GLARE, P. G. W. (Ed.). Oxford Latin Dictionary. Oxford: Clarendon Press, 1969.

GREEN, M. Milton’s Ovidian Eve. Farnham: Ashgate, 2009.

GUMBRECHT, H. U. Editing Texts. In: _____. The Powers of Philology. Urbana; Chicago: University of Illinois Press, 2003. p. 24-41.

HARDIE, P. Introduction. In: _____. (Ed.). Cambridge Companion to Ovid. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. p. 1-10.

HARDIE, P. Ovid’s Poetics of Illusion. Cambridge: Cambridge University press, 2002.

HARDIE, P. Redeeming the Text, Reception Studies, and the Renaissance. Classical Receptions Journal, Oxford, v. 5, n. 2, p. 190-198, 2013. DOI: https://doi.org/10.1093/crj/clt008.

HARDIE, P.; MOORE, P. (Ed.). Classical Literary Careers and their Reception. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

HARRISON, S. Ovid and genre: evolutions of an elegist. In: Hardie, P. (Ed.). Cambridge Companion to Ovid. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. p. 79-94. DOI: https://doi.org/10.1017/ CCOL0521772818.007.

HELGERSON, R. SelfCrowned Laureates: Spenser, Jonson, Milton, and the Literary System. Berkeley: University of California Press, 1983.

HINDS, S. Allusion and Intertext: Dynamics of Appropriation in Roman Poetry. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

HOLLANDER, R. Boccaccio’s Two Venuses. New York: Columbia University Press, 1977.

HOLLANDER, R. The Proem of the Decameron: Boccaccio Between Ovid and Dante. In: PAOLELLA, A.; PLACELLA, V.; DEL TURCO, G. (a cura di). Miscellanea di studi danteschi in memoria di Silvio Pasquazi. Napoli: Federico & Ardia, 1993. p. 102-107.

HOLZBERG, N. Playing With His Life: Ovid’s ‘Autobiographical’ References. In: KNOX, P. (Ed.). Oxford readings in Ovid. Oxford: Oxford University Press, 2006. p. 51-67.

HOUAISS, A. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 1 CD-ROM.

INGLEHEART. J. (Ed.). Two Thousand Years of Solitude: Exile After Ovid. Oxford: Oxford University Press, 2011. DOI: https://doi. org/10.1093/acprof:oso/9780199603848.001.0001.

INGLEHEART. J. A Commentary on Ovid, Tristia, Book 2. Oxford: Oxford University Press, 2010.

JULIANI, T. J. Imagens de autoria e carreira poética: recepção ovidiana em De Claris Mulieribus de Boccaccio. Morus – Utopia e Renascimento, Campinas, n. 9, p. 71-110, 2014.

JULIANI, T. J. Sobre as mulheres famosas (1361-1362) de Giovanni Boccaccio: tradução parcial, estudo introdutório e notas. 2011. 286 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Estudos Literários, UNICAMP, Campinas, 2011.

JULIANI, T. J. Vestígios de Ovídio em Sobre as mulheres famosas (1361-1362) de Giovanni Boccaccio. 2016, 220 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos Literários, UNICAMP, Campinas, 2016.

KILGOUR, M. Milton and the Metamorphosis of Ovid. Oxford: Oxford University Press, 2012. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:o so/9780199589432.001.0001.

KRUPP, J. Distanz und Bedeutung: Ovids Metamorphosen und die Frage der Ironie. Heidelberg: Universitatsverlag Winter, 2009.

LABATE, M. Elegia triste ed elegia lieta. Un caso di riconversione letteraria. Materiali e discussioni per l’analisi dei testi classici, Pisa, n. 19, p. 91-129, 1987.

LABATE, M. La memoria impertinente e altra intertestualità ovidiana. In: GALLO, I.; NICASTRI, L. (a cura di). Cultura, poesia e ideologia nell’opera di Ovidio. Napoli: Edizioni scientifiche italiane, 1991. p. 41-59.

LABATE, M. Metabasis eis allo genos: la poétique de l’élégie et la carrière

poétique d’Ovide. In: FABRE-SERRIS, J; DEREMETZ, A. (Ed). Elégie et épopée dans la poésie ovidienne (heroïdes et amours). Villeneuve-d’Ascq: Université Charles de Gaulle, Lille 3, 1999. p. 127-143.

LABATE, M. Padri e figlie: memorie ovidiane in una novella del Decameron. Dictynna: revue de poétique latine, Villeneuve d’Ascq, v. 3, p. 235-254, 2006.

LIPKING, L. Epilogue: Inventing a Life: a personal view of lite rary careers. In: HARDIE, P.; MOORE, H. Classical Literary Careers and their Reception. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. p. 287- 299. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511778872.019.

LIPKING, L. The Life of the Poet: Beginning and Ending Poetic Careers. Chicago: Chicago University Press, 1981.

MARIOTTI, S. La carriera poetica di Ovidio. In: _____. Scritti di filologia classica. Roma: Salerno Editrice, 2000. p. 123-153.

MARTINDALE, C. Redeeming the Text: Latin Poetry and the Hermeneutics of Reception. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

MILLER, J. F.; NEWLANDS, C. (Ed.). The handbook to the reception of Ovid. Hoboken: Wiley-Blackwell, 2014.

MÖLLER, M. Nähe auf Distanz. Antike und modern Autobiographie. Merkur: Deutsche Zeitschriftfüreuropäisches Denken, Stuttgart, n. 4, p. 344-350, April, 2014.

MOREIRA, M. Critica textualis in Caelum Revocata? Uma proposta de edição e estudo da tradição de Gregório de Matos e Guerra. São Paulo: USP, 2011.

OVID. Amores, Medicamina Faciei Femineae, Ars Amatoria, Remedia Amoris. Edited by E. J. Kenney. Oxford: Oxford University Press, 1995.

OVID. Ovid, Epistulae ex Ponto, Book I. Edition, introduction, translation and commentary by Jan Felix Gaertner. Oxford: Oxford University Press, 2005.

OVID. Tristia, Ibis, Epistuale ex Ponto, Helieutica, Fragmenta. Edited by S. G. Owen. Oxford: Clarendon Press, 1963.

OVÍDIO. Os remédios do amor: os cosméticos para o rosto da mulher. Tradução, introdução e notas de Antônio da Silveira Mendonça. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.

PRATA, P. O caráter intertextual dos Tristes de Ovídio: uma leitura dos elementos épicos virgilianos. 2007. 421 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, 2007.

PUTNAM. Some Virgilian Unities. In: HARDIE, P; MOORE, H. (Ed.). Classical Literary Careers and their Reception. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. p. 17-38. DOI: https://doi.org/10.1017/ CBO9780511778872.004.

ROSSI, L. Presenze ovidiane nel Decameron. Studi sul Boccaccio, Firenze, v. 21, p. 25-137, 1993.

SMARR, J. L. Ovid and Boccaccio: a Note on Self-Defense. Mediaevalia, Charlottesville, v. 13, p. 247-255, 1987.

SMARR, J. L. Poets of Love and Exile. In: SOWELL, M. U. (Ed.). Dante and Ovid: Essays in Intertextuality. Binghamton: Center for Medieval and Early Renaissance Studies 1991. p. 139–51.

SMARR, J. L. Symmetry and Balance in the Decameron. Mediaevalia, Charlottesville, v. 2, p. 159-187, 1976.

TARRANT, R. Ovid and Ancient Literary History. In: HARDIE, P. (Ed.). Cambridge Companion to Ovid. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. p. 13-33. DOI: https://doi.org/10.1017/CCOL0521772818.002.

THEODORAKOPOULOS, E. The Book of Virgil. In: MARTINDALE, C. (Ed.). The Cambridge Companion to Virgil. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. p. 155-65. DOI: https://doi.org/10.1017/ CCOL0521495393.011.

TISSOL, G. (Ed). Ovid: Epistulae ex Ponto, Book I. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.

VASCONCELLOS, P. S. de. Efeitos intertextuais na Eneida de Virgílio. São Paulo: Humanitas/Fapesp, 2001.

VASCONCELLOS, P. S. Elegia e a tópica da infâmia. In: LEITE, L. R. et al. (Org.). Gênero, religião e poder na antiguidade: contribuições interdisciplinares. Vitória: GM, 2012. p. 168-186.

VASCONCELLOS, P. S. Esquecer Veyne? Nuntius Antiquus, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 105-118, 2011. DOI: https://doi.org/10.17851/1983- 3636.7.1.104-118.

VASCONCELLOS, P. S. O cancioneiro de Lésbia. São Paulo: Hucitec, 1991.

VASCONCELLOS, P. S. Persona Poética e autor Empírico na Poesia Amorosa Romana. São Paulo: Editora da Unifesp, 2016.

VASCONCELLOS, P. S. Reflexões sobre a noção de arte alusiva e intertextualidade na poesia latina. Clássica, São Paulo, v. 20, n. 2, p.239- 60, 2011.

VOLK, K. The Poetics of Latin Didactic: Lucretius, Vergil, Ovid, Manilius. Oxford: Oxford University Press, 2002. DOI: https://doi. org/10.1093/acprof:oso/9780199245505.001.0001.

WILKINSON, L. P. Ovid Recalled. Cambridge: Cambridge University Press, 1965.

ZACCARIA, V. Boccaccio narratore, storico, moralista e mitografo. Firenze: Olschki, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3636.13.1.85-105

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Talita Janine Juliani



Nuntius Antiquus
ISSN 2179-7064 (impressa) / ISSN 1983-3636 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.