A “mordida da inveja”: defesa da obra e imagens de autoria ovidiana no De Mulieribus Claris de Giovanni Boccaccio
Resumo
Resumo: Neste artigo, propõe-se uma discussão sobre a construção da imagem autoral de Giovanni Boccaccio (1313-1375), dando particular enfoque à relação de tal construção com elementos da representação autoral do poeta romano Ovídio (43 a.C.-17 d.C.). Especificamente, consideraremos especialmente traços da imagem de um autor que defende sua obra da inveja de possíveis críticos. Dentre o corpus boccacciano selecionado, passagens do Decameron (1348-1351) e da obra De Mulieribus Claris (1361-1362) serão cotejadas, com amparo de metodologia intertextual aplicada às letras clássicas, com excertos dos textos ovidianos de Remedia amoris (1 a.C.- 1 d.C.) e Tristia (9-12 d.C.). Como se verá, o confronto entre passagens de textos boccaccianos e ovidianos suscita novas possíveis leituras da obra do autor renascentista, propiciando renovadas reflexões acerca da representação autoral de Boccaccio.
Palavras-chave: Boccaccio; Ovídio; imagem de autoria; carreira poética; defesa da obra; inveja.
Abstract: This article proposes a discussion about the construction of Giovanni Boccaccio’s (1313-1375) authorial image, focusing on the relation of this construction and elements of the Roman poet Ovid (43 B.C.-17 A.D.) author’s representation. More specifically, we will focus on aspects of the image of an author who defends his work from the envy of potential critics. Excerpts from the Decameron (1348-1351) and the work De Mulieribus Claris (1361-1362), among the boccaccian corpus selected, will be compared with excerpts from the Ovidian texts of Remedia amoris (1 B.C.-1 A.D.) and Tristia (9-12 A.D.). This comparison will be supported by an intertextual methodology applied to classical studies. Thus, this article will convey that the comparison between passages of Boccaccian and Ovidian texts raises new possible readings of the work of the Renaissance author, providing us with renewed reflections on Boccaccio’s authorial representation.
Keywords: Boccaccio; Ovid; authorial image; literary career; oeuvre’s defense; envy.
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