A Polifonia do Platonismo: Alcínoo e Máximo de Tiro

Bernardo Lins Brandão

Resumo


Resumo: Se, nos dias de hoje, na tradição analítica, o principal atributo da filosofia é o argumento lógico, na Antiguidade, ela podia abarcar a retórica e envolver um modo distinto de vida. Neste artigo, analiso dois conceitos de filosofia, apresentados por dois filosófos medioplatônicos: Alcínoo, autor do Didascálicos, e Máximo de Tiro, que escreveu as Dialéxeis. Como integrantes de um mesmo movimento filosófico, a visão deles é, em certos aspectos, similar: ambos consideram a filosofia como uma forma de conhecimento das coisas humanas e divinas que possui consequências éticas. Mas, se para Alcínoo o modo de vida filosófico é o theoretikós bíos, o ideal de Máximo é o do orador filosófico, o que é possível para ele por causa de sua noção da polifonia da filosofia.

Palavras-chave: medioplatonismo; filosofia como modo de vida; retórica antiga.

Abstract: If nowadays, in the analitycal tradition, philosophy’s key feature is logic argument, in Antiquity, philosophy could embrace rhetoric and a distinct way of life. In this paper, I analyse two conceptions of philosophy, presented by two middle platonic philosophers: Alcinous, author of the Didascalics, and Maximus of Tyre, who wrote the Dialéxeis. As a part of the same philosophical movement, their views are, in some ways, similar: both authors consider philosophy as a form of knowledge of things human and divine that has ethic consequences. But, if Alcinous’ philosophical way of life is the theoretikós bíos, Maximus’ ideal is the philosophical orator, which is possible for him because of his notion of the polyphony of philosophy.

Keywords: middle Platonism; philosophy as a way of life; ancient rhetoric.


Palavras-chave


medioplatonismo; filosofia como modo de vida; retórica antiga

Texto completo:

PDF

Referências


BRANDÃO, B. A tradição do discurso apofático na Filosofia Grega. Hypnos, São Paulo, n. 18, p. 90-97, 2007.

COOPER, J. Pursuits of wisdom: six ways of life in ancient philosophy, from Socrates to Plotinus. Princeton: Princeton University Press, 2012.

DAROCA, J.; CRUCES, J. Maxime de Tyr et la voix du philosophe. Philosophie Antique: problèmes, usages, renaissances, Lille, n. 6 (Lire et interpréter Platon), p. 81-105, 2006.

ALCÍNOO. The Handbook of Platonism. Trad., introdução e comentário de John Dillon. Oxford: Oxford University Press, 2002.

HADOT, P. O Que é filosofia antiga? Trad. Dion Davi Macedo. São Paulo: Loyola, 1999.

KONIARIS, G. On Maximus of Tyre: zemetata (II). Classical Antiquity, Berkeley, v. 2, n. 2, p. 212-250, 1983.

LAUWERS, J. Philosophy, rhetoric and sophistry in the High Roman Empire: Maximus of Tyre and twelve other intellectuals. Leiden: Brill, 2015.

LAUWERS, J. Systems os sophistry and philosophy: the case of second sophistic. Harvard Studies in Classical Philology, Cambridge, MA, v. 107, p. 321-363, 2013.

LAUWERS, J. The rhetoric of pedagogical narcissism: philosophy, philotimia and self-display in Maximus of Tyre’s first oration. The Classical Quarterly, Cambridge, v. 59, n. 2, p. 593-607, 2009.

MÁXIMO DE TIRO. The Philosophical Orations. Trad. e introdução de Michael Trapp. Oxford: Oxford University Press, 1997.

PEPIN, J. The platonic and the Christian Ulysses. In: O’MEARA, D. Neoplatonism and christian thought. Albany: Sunny Press, 1981.

SEDLEY, D. The “Theoretikos bios” in Alcinous. In: BENATOUIL, T.; BONAZZI, M. Contemplative life after Plato and Aristotle. Leiden: Brill, 2012. p. 163-182.

SELLARS, H. The Art of Living: the stoics and the nature and function of philosophy. Londres: Bristol Classical Press, 2009.

STANTON, G. Sophists and philosophers, some problems of demarcation. The American Journal of Philology, Baltimore, v. 94, n. 4, p. 350-364, 1973.

WARBURTON, N. Elementos básicos de filosofia. Trad. Desidério Murcho. Lisboa: Gradiva, 1998.

WHITTAKER, H. Parisinus Graecus 192 and the writings of Albinus. Phoenix, Ontario, v. 28, p. 320-354, 1974.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3636.12.2.27-48

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Bernardo Lins Brandão



Nuntius Antiquus
ISSN 2179-7064 (impressa) / ISSN 1983-3636 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.