Aporias nas relações entre tempo e movimento nas Confissões (XI-XII)

Maurizio Filippo Di Silva

Resumo


Resumo: O objetivo deste artigo é o de esboçar as aporias concernentes à relação entre tempo e movimento assim como aparecem nos livros XI e XII das Confessiones de Agostinho. Tendo em vista tal fim, na primeira fase desta pesquisa, analisar-se-á o problema da relação entre tempo e moto com base na interpretação agostiniana das palavras In principio fecit Deus, do primeiro versículo da Gênese. Em seguida, no segundo momento, verificar-se-á o problema de se a matéria ou a forma é a condição da existência do tempo e do movimento, segundo a interpretação agostiniana das palavras caelum et terram de Gênese 1,1. Por fim, nas conclusões, examinar-se-á se as questões mencionadas são autênticas aporias ou se elas exprimem os limites da compreensão humana da autoridade divina (Confessiones, VI).

Palavras-chave: Agostinho; tempo; movimento; matéria; forma.

Abstract: The purpose of this paper is to point out the aporias concerning the relation between time and movement as they appear in books XI and XII of the Confessions of Augustine. With this aim in mind, in the first phase of this research, the problem of the relation between time and movement will be analyzed from the Augustinian interpretation of the words “In principio fecit Deus” from the first verse of Genesis. Then, in the second moment of this research, we will analyze the problem of what, if matter or form, is the condition of the existence of time and movement from the Augustinian interpretation of the words “caelum et terram” of Genesis 1:1. Finally, in the conclusion, it will be examined whether the questions referred to are authentic aporias or if they express the limits of human understanding of divine authority (Confessions, VI).

Keywords: Augustine; time; movement; matter; form


Palavras-chave


Agostinho; tempo; movimento; matéria; forma.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3636.13.2.173-193

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