O projeto Paideia: Ensinando grego antigo no município de Blumenau (SC) / The Paideia project: Teaching Ancient Greek in Blumenau – Brazil
Resumo
Resumo: Considerando a importância, pertinência e eficácia do estudo de temáticas relacionadas com as culturas clássicas para ampliação do repertório histórico, social e cultural, bem como do desenvolvimento do pensamento crítico e da ampliação das competências linguísticas de seus estudantes, e tendo em vista a aproximação entre universidade, educação básica e comunidade, uma previsão da constituição federal brasileira, do PNE – Plano Nacional de Educação 2014-2024 e do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional da FURB – Universidade de Blumenau, o projeto Paideia teve por objetivo promover um curso de iniciação ao estudo da cultura e do idioma grego antigo na cidade de Blumenau, Santa Catarina. O curso nasceu de uma parceria entre o LABEAM – Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais da FURB e da ETEVI – Escola Técnica do Vale do Itajaí e, a partir do método Aprendendo Grego, da Joint Association of Classical Teachers, permitiu que acadêmicos de graduação e pós-graduação de todas as áreas do saber da Universidade, estudantes da ETEVI, da rede de educação básica dos ensinos fundamental e médio da região, membros da comunidade do Vale do Itajaí e demais interessados pudessem ter a oportunidade de estudar, em nível básico e introdutório, a cultura e o idioma grego antigo. Este artigo tem por objetivo socializar de forma problematizadora os resultados do projeto.
Palavras-chave: Didática da História; Estudos Clássicos; Línguas Clássicas; ensino do Grego Antigo.
Abstract: Considering the importance, relevance and effectiveness of the study of themes related to classical cultures to expand the historical, social and cultural repertoire, as well as the development of logical reasoning, critical thinking and the expansion of linguistic skills of its students, but also taking into account the relationship among University, Basic Education and Community, something predicted by both the Brazilian Federal Constitution and it’s National Education Plan 2014-2024, but also by the Institutional Development Plan of the University of Blumenau, the Paideia project had the purpose of promoting an introductory course to the study of Ancient Greek Culture and Language in Blumenau, a city in Southern Brazil, where such activity has never been done before. The course was born inside the University of Blumenau and it was a partnership of its lab for Ancient and Medieval Studies and its High School. Using the method Reading Greek, of the JACT – Joint Association of Classical Teachers (edited and translated in Brazil as Aprendendo Grego), The Paideia Project assembled undergraduate and graduate students from all areas of knowledge, High School students attached to the institution and also from other High Schools from the region, members of the regional community and other people interested in learning the basic steps in Ancient Greek. This article aims to analyse the project’s experiences and share some of the main results.
Keywords: Didactic of History; Classical Studies; Classical Languages; Teaching of Ancient Greek.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BAILLY, M. A. Dictionnaire grec-français. Paris: Hachette, 2000.
BALME, M.; LAWALL, G. Athenaze: An Introduction to Ancient Greek. 2. ed. Oxford: Oxford University Press, 2011. Book I
BLUMENAU terá curso gratuito de grego de março a novembro deste ano. Santa, Educação, 29 jan. 2019. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/blumenau-tera-curso-gratuito-de-grego-de-marco-a-novembro-deste-ano. Acesso em: 16 set. 2019.
BRASIL. MEC. Plano Nacional de Extensão Universitária: fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu, 2000/2001. Edição Atualizada. Disponível em: http://www.uemg.br/downloads/plano_nacional_de_extensao_universitaria.pdf. Acesso em: 16 maio 2020.
CARDOSO, O. Para uma definição de Didática da História. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 28, n. 55, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-01882008000100008.
CERRI, L. F. Didática da História: uma leitura teórica sobre a História na prática. Revista de História Regional, Ponta Grossa, v. 15, n. 2, p. 264-278, 2010. DOI: https://doi.org/10.5212/Rev.Hist.Reg.v.15i2.264278.
CERRI, L. F. Ensino de História e Concepções historiográficas. Espaço Plural, Marechal Cândido Rondon, n. 20, p. 149-154, 2009.
CLASSICS FOR ALL, c2015. Disponível em: https://classicsforall.org.uk. Acesso em: 7 set. 2018.
CLASSICS FOR ALL, c2015. Why classics?. Disponível em: https://classicsforall.org.uk/about/why-classics/. Acesso em: 26 abr. 2020.
COELHO, M. C. M. N. A vida de Helena de Tróia nos loucos anos 20 em Hollywood. Clássica, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 191-223, 2013. DOI: https://doi.org/10.14195/2176-6436_26-2_11.
CORRÊA, P. C. et al. O projeto Minimus: latim e grego no ensino fundamental. Phaos, Campinas, n. 13, p. 93-117, 2013.
DGE en línea. Disponível em: http://dge.cchs.csic.es/xdge/ . Acesso em: 21 mai. 2020.
DICIONÁRIO Digital Grego – Português, [entre c2017-2020]. Disponível em: http://perseidas.fclar.unesp.br/2x/. Acesso em: 16 mai. 2020
ETEVI – Projeto Político Pedagógico. Blumenau, 2018. Disponível em: http://www.furb.br/_upl/files/etevi/2018/PPP%202018.pdf. Acesso em: 7 set. 2018.
FORTES, F. S.; FREITAS, F. A. S. O contato linguístico e cultural entre o grego e o latim: reflexos na constituição da disciplina gramatical em Roma. Veredas, Juiz de Fora, v. 19, n. 1, p. 3-13, 2015.
FURB oferece curso gratuito de língua e cultura grega. FURB Notícias, Blumenau, 29 jan. 2019. Disponível em: http://www.furb.br/web/1704/noticias/arquivo/2019/01/furb-oferece-curso-gratuito-de-lingua-e-cultura-grega/7523. Acesso em: 16 set. 2019.
FURBTV. Curso de língua e cultura grega. Youtube. Publicado em 25 fev. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gMdFKhiC3Bk. Acesso em: 16 set. 2019.
GARRAFFONI, R. S.; FUNARI, P. P. A.; FUNARI, P. P. A. The uses of Roman heritage in Brazil: Traditional reception and new critical approaches. Heritage and Society, Reino Unido, v. 5, p. 53-76, 2012. DOI: https://doi.org/10.1179/hso.2012.5.1.53
GHANDOUR, S. A recepção das tragédias de Eurípides no Teatro de Antunes Filho. Codex, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 181-195, 2018. DOI: https://doi.org/10.25187/codex.v6i2.21700
GINGRICH, F. W.; DANKER, F. W. Léxico do Novo Testamento Grego/Português. Tradução de J. P. T. Zabateiro. São Paulo: Vida Nova, 1993.
GRALHA, J. Mundo Antigo no Rio de Janeiro: Arquitetura e Iconografia nas relações de poder. In: Seminário Nacional de História: política, cultura e sociedade, III., 2011, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos (Semana de História Política, Seminário Nacional de História Política). Rio de Janeiro: UERJ-PPGH, 2011. v. 1. p. 87-88.
HANSEN, H.; QUINN, G. M. Greek: An Intensive Course. Nova York: Fordham University Press, 1992.
HIPPOCRATES. Hippocrates Collected Works I: Hippocrates. W. H. S. Jones (ed.). Cambridge: Harvard University Press, 1868.
JACT. Aprendendo Grego. São Paulo: Odysseus, 2017.
JOÃO. Apocalipse. In: BÍBLIA. Novo Testamento: Apóstolos, Epístolas, Apocalipse. Tradução de F. Lourenço. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. v. 2
LIDDELL, H. G.; SCOTT, R. A Greek-English Lexicon. Oxford: Claredon, 1996.
MASTRONARDE, D. J. Introduction to Attic Greek. Berkeley; Los Angeles; Londres: University of California Press, 1993. p. 6-14.
MURACHCO, H. G. Língua Grega: visão semântica, lógica, orgânica e funcional. – Teoria. São Paulo: Discurso Editorial / Vozes, 2007a. v. 1
MURACHCO, H. G. Língua Grega: visão semântica, lógica, orgânica e funcional.– Prática. São Paulo: Discurso Editorial / Vozes, 2007b. v. 2
NESTLE-ALAND. Novum Testamentum Graece. 28. ed. Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft, 2012.
PLATO - The Allegory of the Cave - (The Matrix) Animated. Narração: Orson Welles. (8:18min). Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UQfRdl3GTw4&t=22s. Acesso em: 2 out. 2019.
PROJETO MINIMUS. Projeto Minimus, ano II: O grego e o latim no Ensino Fundamental Projeto de Cultura e Extensão da PrCEU da USP. Programa de Pós Graduação em Letras Clássicas (FFLCH-USP), c2019. Disponível em: http://ppglc.fflch.usp.br/node/390. Acesso em: 12 abr. 2020.
RAGON, E. Gramática Grega. São Paulo: Odysseus, 2012.
ROCCI, L. Vocabolario Greco-Italiano. 37 ed. Roma: Società Editrice Dante Alighieri, 1993.
SADDI, R. Didática da História como sub-disciplina da Ciência Histórica. História & Ensino, Londrina, v. 16, n. 1, p. 61-80, 2010. DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2010v16n1p61
SANTOS, D.; HEMKMAIER, C. M. N.; SANTOS, L. G dos; GAYO, C. E. “Tá Falando Grego Professor (a)?”: Reflexões sobre o Ensino de História da Grécia Antiga na Educação Básica a partir das Experiências do PIBID da FURB na E.E.B. Frei Policarpo. Labirinto, Porto Velho, ano XIV, v. 21, p. 88-103, 2014.
SILVA, G. J. da. História Antiga e usos do passado: um estudo desapropriações da Antiguidade sob o regime de Vichy (1940-1944). São Paulo: Annablume, 2007.
TAVARES DA SILVA, R. G. Repetir para inventar: a recepção dos clássicos na França Ocupada. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 119-142, 2017.
THE Gospel of Mark in Biblical (Koine) Greek - LUMO Project Film - CHAPTER ONE - with Greek captions. Produção: The LUMO Project. Narração: Faith Comes by Hearing; KoineGreek.com. Youtube. 13 jun. 2019. (9m23seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DjoNWOwXVqM. Acesso em: 2 out. 2019.
WIKCIONÁRIO, o dicionário livre, 2020 Disponível em: https://pt.wiktionary.org/wiki/Wikcion%C3%A1rio:P%C3%A1gina_principal. Acesso em: 21 fev. c2020
YARZA, F. I. S. (dir). Diccionario Griego-Español. Barcelona: Editorial Ramon Sopena, 1998. 2 Volumes.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Dominique Vieira Coelho dos Santos, Dyel Gedhay da Silva
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Nuntius Antiquus
ISSN 2179-7064 (impressa) / ISSN 1983-3636 (eletrônica)
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.