Conhecimento fonológico em crianças com desenvolvimento típico

Suzana do Couto Mendes, Christina Abreu Gomes, Gastão Coelho Gomes

Abstract


O presente estudo teve como objetivo analisar a emergência da gramática fonológica em crianças com desenvolvimento típico, apoiado na hipótese dos Modelos Baseados no Uso, segundo a qual o conhecimento fonológico concernente às relações fonotáticas e templates lexicais emerge a partir das formas das palavras armazenadas no léxico. Assim, o esperado é que quanto maior o léxico mais estruturas farão parte da gramática fonológica abstraída pelo falante e mais robustez será conferida às representações. Um teste de repetição de não-palavras, com o propósito de avaliar o conhecimento fonológico do falante através da acurácia de repetição, e o teste de vocabulário receptivo Peabody, utilizado para mensurar o tamanho do léxico dos participantes, foram aplicados a 66 crianças com desenvolvimento típico de três faixas etárias diferentes (5, 7 e 9-12 anos). Os resultados encontrados indicaram uma relação entre o efeito do tamanho e a frequência dos constituintes das não-palavras, a idade das crianças e do tamanho do léxico e o grau de acurácia de repetição. Escores mais altos de acurácia foram obtidos em itens lexicais com duas e três sílabas, constituídos de sílabas com alta frequência de ocorrência e em crianças com léxico maior, o que ratifica a hipótese de que o conhecimento fonológico se desenvolve em função da aquisição lexical.


Keywords


Modelos Baseados no Uso; conhecimento fonológico; desenvolvimento típico.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.25.4.1841-1869

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