Um estudo das emoções em crônicas jornalísticas
Abstract
Resumo: O presente artigo constitui-se em um estudo sobre o conceito de pathos aplicado a crônicas jornalísticas de autoria de Luiz Garcia e publicadas pelo jornal O Globo, do Rio de Janeiro. O pathos, segundo Aristóteles, é um meio de prova derivado da emoção despertada pelo orador nos ouvintes. Patrick Charaudeau, linguista em cuja teoria este trabalho se fundamenta, trata o fenômeno como uma categoria de efeito. Este artigo, portanto, considera o pathos como o efeito produzido pelo locutor no auditório. Como, para o linguista, o interesse da disciplina Análise do Discurso, com relação a esse conceito, está em estudar o processo discursivo por meio do qual as emoções se desencadeiam, este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias linguístico-discursivas usadas pelo cronista a fim de atuar sobre o auditório, provocando-lhe determinadas emoções com potencial para persuadi-lo. As emoções, à semelhança do conteúdo informativo dos enunciados, são consideradas importantes meios de persuasão. Alguns estudos desenvolvidos por Christian Plantin, sobre o tema, também serão levados em conta.
Palavras-chave: efeitos visados; procedimentos linguístico-discursivos; argumentação; persuasão.
Abstract: The present article is a study on the concept of pathos applied to journalistic chronicles authored by Luiz Garcia and published by the newspaper O Globo, from Rio de Janeiro. The concept of pathos, according to Aristotle, is an evidence derived from the emotion aroused by the speaker in the listeners. Patrick Charaudeau’s theory, on which this work is based, analyzes this phenomenon as an effect category. This article, therefore, considers the concept of pathos as the effect produced by the speaker in the audience. As to the linguist the interest of Discourse Analysis, with respect to this concept, is to study the discursive process through which emotions are triggered, this study aims to examine the linguistic-discursive strategies used by the chronicler to act on the audience, causing them certain emotions with the potential to persuade them. Emotions, like the informative content of statements, are considered important means of persuasion. Some studies by Christian Plantin on the subject, will also be taken into account.
Keywords: intended effects; linguistic and discursive strategies; argumentation; persuasion.
Keywords
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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.25.2.903-937
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