Pesquisa longitudinal: a evolução do uso lexical de uma criança dos 5 aos 22 meses de vida em um diário parental / Longitudinal Research: lexical use evolution of a child from 5 to 22 months of age as documented in a parental diary

Pedro Perini-Santos, Lídia Ferreira-Santos, Jéssica Leal, Adriana Nascimento Bodolay

Abstract


Resumo: Este trabalho apresenta as primeiras indicações empíricas de pesquisa feita com corpus infantil longitudinal realizado com um informante brasileiro (G.), que mora em Couto de Magalhães, uma pequena cidade do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Os registros em áudio começaram a ser feitos no 5o mês de vida do informante e estenderam-se por 18 meses em sessões mensais regulares de 30 minutos cada. Trata-se de uma forma de diário parental que, através da metodologia de corpus com contagem de itens feita através de software, buscou obter dados referentes à sua evolução do uso lexical e observar como se deram as variações no número de ocorrências das formas pré-lexicais, a saber: os balbucios, as pré-palavras e as proto-palavras, e no número de ocorrências das primeiras pré-palavras, proto-palavras, palavras e expressões holofrásicas. O material oral coletado foi transcrito de acordo com o padrão internacional CHAT. Durante o período estudado, foram consideradas 833 ocorrências produzidas pelo informante. Observou-se que houve queda proporcional do valor do número de pré-palavras e de proto-palavras, e aumento do valor proporcional do número de palavras e expressões holofrásicas. Os dados obtidos foram organizados, tabelados e comparados de acordo com o percentual de suas ocorrências. A eles, foi proposta uma interpretação interacionista dialógica.

Palavras-chave: aquisição da língua materna; diário parental; registro oral; categorias lexicais e pré-lexicais.

Abstract: This paper presents the first empirical results of a longitudinal corpus survey conducted with a child informant (G.) who lives in Couto Magalhães, a small city in the state of Minas Gerais, Brazil. The audio recordings started in the 5th month of the informant’s life and continued for 18 months in regular monthly sessions of 30 minutes each. Using corpus methodology, we sought to obtain data regarding the child’s variation in the number of occurrences of pre-lexical forms – babbling, pre-words and proto-words – as well as his lexical evolution through the observation of pre-words, proto-words and holophrastic expressions. The collected corpus was transcribed according to the CHAT international standard. Considering the 833 occurrences collected in our research, we observed that, during the investigated period, the proportional values of occurrence of pre-words and proto-words decreased, whereas the number of words increased. A dialogical interactionist interpretation was proposed to account for the data variation found.

Keywords: mother tongue acquisition; oral registration; lexical and pre-lexical categories.


Keywords


aquisição da língua materna; diário parental; registro oral; categorias lexicais e pré-lexicais; mother tongue acquisition; oral registration; lexical and pre-lexical categories.

References


AUSTIN, L. J. How to do things with words. Oxford: Oxford University Press, 1962.

BERKO, J. The Child’s learning of English Morphology. Word, Taylor & Francis Online, v. 14, n. 2/3, p. 150-177, 1958. Doi: 10.1080/00437956.1958.11659661

BHARANDWAJ, S.; SUSHMA S.; SREEDVI N. True words, protowords and holophrasic words in typically developing Kannada speacking children: 12-24 months. Journal of Child Language Acquisition Development, Turkey, v. 3, n. 1, p. 47-57, 2015.

BODOLAY, A.; PERINI-SANTOS, P; VEZALI, P. FERREIRA-SANTOS, L. LEAL, J; RIBEIRO, L. Descrição prosódica no processo de aquisição: análise preliminar baseada em corpora linguístico infantil. In: COLÓQUIO BRASILEIRO DE PROSÓDIA DA FALA, v VI., 2007, Mariana. Anais... Mariana: ICHS/UFOP, 2017.

BOSSAGLIA, G. Orientação pragmática da sintaxe na fala espontânea: uma análise corpus-based da subordinação completiva e adverbial no português do Brasil. Domínios de lingu@gem, Uberlândia, v. 9, n. 5, p. 310-335, 2015. Doi: http://dx.doi.org/10.14393/DLE-v9n5a2015-16

BROOKS, P.; KEMPE, V. Language Development. Londres: PBS Blackwell, 2012.

BRUNER, J. S. The acquisition of pragmatic commitments. In: GOLINKOFF, R. (Ed.). The Transition From Prelinguistic to Linguistic Communication. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1983.

BRUNER, J. S. The ontogenesis of speech acts. Journal of Child Language, Cambridge University Press, n. 2, p. 1-19, 1975. Doi: https://doi.org/10.1017/S0305000900000866

CAVALCANTI, R. Alguns argumentos contra o inatismo linguístico – réplica a Lombardi Vallauri. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 25, n. 4, p. 2061-2093, 2017. Doi: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.25.4.2061-2093

CLARK, E.; CHOUINARD, M. M. Énoncés enfantins et reformulations adultes dans l’acquisition du langage. Langages, Persée, n. 140, p. 9-23, 2000.

DALE, P.; FENSON, L. Lexical development norms for young children. Behavior Research Methods, Instruments & Computers, Springer Link, n. 28, p. 125-127, 1996. Doi: https://doi.org/10.3758/BF03203646

DARWIN, C. A biographical sketch of an infant. Mind. A Quarterly Review of Psychology and Philosophy, Oxford University Press, v. 2, n. 7, p. 285-294, 1877.

DAVIS, E. A. The development of linguistic skill in twins, singletons with siblings, and only children from age five to ten years. Minneapolis: University of Minnesota, 1937. (The Institute of Child Welfare Monograph Series, n. 14)

DAY, E. The Development of Language in Twins: I. A Comparison of Twins and Single Children. Child Development, Hoboken, NJ, v. 3, n. 3, p. 179-199, 1932. Doi: https://doi.org/10.2307/1125457

DORE, J. Holophrases, speech acts and language universals. Journal of Child Language, New York, v. 2, n. 01, p. 21-40, 1975. DOI: https://doi.org/10.1017/S0305000900000878

HART, B.; RISLEY, T. R. Meaningful differences in the everyday experience of young american children. Baltimore: Brookes. MacWhinney, 1995.

HEROARD, J. Le journal de Jean Héroard sur l’enfance et la jeunesse de Louis XIII. 1868 [1602-1627]. v. 1. Disponível em: https://archive.org/details/journaldejeanh01hruoft. v. 2. Disponível em: https://archive.org/details/journaldejeanh02hruoft. Acesso em: jul. 2017.

JESPERSEN, O. Language: it’s nature, development and origin. Londres: George Allen and Unwin, 1922.

LEE, N.; MIKESELL, L.; JOAQUIN, A.; MATES, A.; SHCUMANN, J. The interactional instinct – the evolution and aquisition of language. Oxford; New York: Oxford University Press, 2009.

LEMOS, C. Sobre o interacionismo. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 34, n. 3, p. 11-17, 1999.

LEMOS, T. A língua que me falta. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

LEVELT, W. A history of psycholinguistics. Oxford; New York: Oxford University Press, 2013.

LIER-DEVITTO, M. F.; CARVALHO, G. O interacionismo: uma teorização em aquisição da linguagem, In: FINGER, I.; QUADROS, R. (Org.) Teorias de Aquisição da Linguagem. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008. p. 115-146.

LUO, Y. H.; SNOW, C.; CHANG, C.-J. Mother-child talk during joint book reading in low-income American and Twainese families. First language, Londres, v. 32, n. 4, p. 495-511, 2012. DOI: 10.1177/0142723711422631

MacCARTHY, D. A. The Language development of the preschool child psychology. Minneapolis: University of Minnesota, 1930. (The Institute of Child Welfare Monograph Series, n. 4)

MACWHINNEY, B. The CHILDES project. Londres: Lawrence Erlbaum Associates, 2000.

MORGENSTERN, A. L’enfant dans la langue. Paris: Presses de la Sorbonne Nouvelle, 2009.

PERINI-SANTOS, P. Epistemologia cognitiva para o uso das preposições – o caso da preposição de do PB. 2007. Tese (Doutorado) –Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

RASO, T; MELLO, H. (Ed.). Spoken corpora and linguistic studies. Amsterdam; Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2014. Doi: https://doi.org/10.1075/scl.61

RONDAL, J. A. L’interaction adulte-enfant et la construction du langage. Liège: Pierre Mardaga, 1978.

ROUSSEAU, J-. J. Emílio, ou da educação. Rio de Janeiro: Bertrand, [1762] 1995.

SCARPA, E. M. O lugar da holofrase nos estudos de aquisição da linguagem. Caderno de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 51, n. 2, p. 187-200, 2009. Doi: https://doi.org/10.20396/cel.v51i2.8637211

SCOLLON, R. Conversations with a one year: a case study of the developmental fondation of syntax. Hong Kong: University Press of Hawaii, 1976.

SMITH, M. E. An investigation of the development of the sentence and the extent of vocabulary in young children. University of Iowa Studies in Child Welfare, Iowa, v. 3, n. 5, p. 1-90, 1926.

SNOW, C. Input to interaction to instruction: three key shifts in the history of child language research. Journal of Child Language, New York, n. 41, p. 117-123, 2014. Doi: 10.1017/S0305000914000294

SOBRINHO DA SILVA, C. T. Primeiras produções infantis: como categorizá-las?. Revel, [s.l.], v. 9, n. 17, 2011.

TALMY, L. Toward a Cognitive Semantics. Hong Kong: MIT Press, 2001. v. II.

TEMPLIM, M. Certain language skills in children: their development and inter-relationships. Minneapolis: University of Minnesota, 1957. (The Institute of Child Welfare Monograph Series, n. 26)

TOMASELLO, M. Acquiring syntax is not what you think. In: BISHOP, D.; LEONARD, L. (Ed.), Speech and language impairments in children: causes, characteristics, intervention, & outcome. London; New York: Psychology Press, 2000.

VALLAURI, E. L. Alguns argumentos contra o inatismo. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 9-47, 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.16.1.9-47

von WINTERFIELD, M.A. Tagebuch eines Vaters über sein neugebohrenes Kind. Braunschweigisches: Journal Philosophischen, Philologischen und Pädagogischen Inhalts, Alemanha, n. 5, p. 404-444, 1789.

YOUNG, F.M. An analysis of certain variables in a developmental study of language. Genetic Psychology Monographs, Bethesda, USA, n. 23, p. 3-141, 1941.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.27.1.73-104

Refbacks

  • There are currently no refbacks.
';



Copyright (c) 2018 Pedro Perini-Santos

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

e - ISSN 2237-2083 

License

Licensed through  Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional