Bolsonaro e o jornalismo em conflito midiático / Bolsonaro and the journalism in media conflict

Renata Aiala de Mello

Abstract


Resumo: Desde sua posse como Presidente da República do Brasil, em 2018, presenciamos recorrentes ataques recíprocos entre Jair Messias Bolsonaro e algumas instituições midiáticas. Ambos os protagonistas se afrontam em interações digitais muitas vezes exacerbadas. Nesse ínterim, eles acabam retroalimentando a imagem de si e do outro, valendo-se de recursos argumentativos carregados de pathemias, na tentativa de persuadir o público com suas opiniões, suas verdades e seus posicionamentos ideológicos distintos. Por um lado, uma parte do jornalismo noticia a insensatez dos discursos e o despautério das ações do presidente. Por outro, Bolsonaro defende-se acusando a mídia de tendenciosa e mentirosa. Essa querela leva Bolsonaro, a mídia e o público a se envolver, a questionar os discursos uns dos outros e a (se) interpelar em suas crenças e paixões e, por espelhamento, a forjar sua própria identidade coletiva. Considerando esse cenário conflituoso e polarizado, propomos, com o instrumental teórico fornecido pela Análise do Discurso, pela Retórica e pela Argumentação, uma reflexão a respeito da permanente reconstrução das identidades das instâncias enunciativas e o uso estratégico das emoções enquanto estrutura retórico-argumentativa para tocar os seus respectivos públicos. Diante do vasto material disponível, selecionamos como corpus quatro matérias jornalísticas online e sete postagens presidenciais em redes sociais publicadas nos últimos dois anos (2019-2020). Ao final deste artigo, teremos demonstrado que os protagonistas se valem do discurso argumentativo para, cada um à sua maneira, forjar seus éthé, justificar seus posicionamentos político-ideológicos, confrontar o outro e persuadir o público para as suas causas.

Palavras-chave: Jair Bolsonaro; mídia; análise do discurso; retórica; argumentação.

Abstract: Since Jair Messias Bolsonaro took charge as the President of the Republic of Brazil, in 2018, we have been witnessed mutual attacks between some media institutions and the President. Both protagonists confront each other on networks interactions often exaggerated. Therefore, they end up forging the image of one another, through pathemic argumentative resources to persuade citizens with their truths and ideological positions. On one hand, part of the media reports Bolsonaro’s impudence and inanity. On the other hand, the president defends himself by accusing the media of being biased and perfidious. This dissension ends up by involving Bolsonaro, the media and the public, inquiring them in their beliefs or passions and, by reflection, forges their own collective identity. Considering the context of this incongruous and polarized scenario, we propose to analyze discursively, with the theoretical assistance of the Discourse Analysis, the Rhetoric and Argumentation the permanent reconstruction of the identities of the enunciative instances and the strategic use of emotions as a rhetorical-argumentative structure to affect their respective public. In view of the vast material available, we selected as a corpus for analysis, four online news and seven presidential social media posts published in the last couple years (2019-2020). As a result, we will have showed that both protagonists use their rhetoric and argumentative tools to, in their own way, forge their ethos, justify their political and ideological positions, to confront the other part involved and persuade the public into their causes.

Keywords: Jair Bolsonaro; media; discourse analysis; rhetoric; argumentation.


Keywords


Jair Bolsonaro; mídia; análise do discurso; retórica; argumentação; Jair Bolsonaro; media; discourse analysis; rhetoric; argumentation.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.29.4.2485-2508

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