O conceito de ‘construção’ e a prática de reflexão linguística no ensino de língua materna: potencialidades e desafios com foco no uso / The Concept of ‘Construction’ and the Practice of Linguistic Analysis in First Language Teaching: Potentialities and Challenges Focusing on the use

Maitê Moraes Gil, Maity Siqueira

Abstract


Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta sobre a intersecção do conceito de ‘construção’, proposto pela Gramática Cognitiva, com a prática de reflexão linguística em aulas de língua materna, alinhada a uma abordagem de uso da língua.
Para tanto, apresenta-se uma breve revisão dos conceitos pertinentes para o diálogo proposto e, em seguida, desenvolve-se uma análise de caso. São analisadas construções com verbos de movimento (‘ir’, ‘vir’ e ‘chegar’) seguidos pelas preposições ‘a’, ‘em’ e ‘para’, a partir da identificação e da descrição de tais construções no Corpus TecEM, composto por textos escritos por alunos de Ensino Médio em suas aulas de língua portuguesa. Argumenta-se que o conceito de ‘construção’ na perspectiva teórica adotada informa e instrumentaliza a prática de reflexão linguística que parte da compreensão de que a significação extrapola o nível do item lexical, estando presente, inclusive, na estrutura sintática. Por fim, são destacadas as potencialidades e os desafios relacionados à inclusão do conceito de ‘construção’, associado aos construtos teóricos basilares da
Linguística Cognitiva, em práticas didáticas no ensino de língua materna.

 

Palavras-chave: construções; Gramática Cognitiva; ensino de língua materna; reflexão linguística; uso.

 

Abstract: The goal of this paper is to propose an argumentative rationale about the intersection of the concept of ‘construction’, proposed by Cognitive Grammar, with the practice of linguistic analysis in first language classes, aligned to a usage-based approach. To do so, a brief review of the concepts relevant to the proposed dialogue is presented and the analysis of a special case is developed. During the analysis, constructions with verbs of movement (ir ‘to go’, vir ‘to come’ and chegar ‘to arrive’) followed by the prepositions a ‘at’, em ‘in’ and para ‘to’ were identified and descripted in
the TecEM corpus, composed of texts written by high school students in their Portuguese language classes. It is argued that the concept of ‘construction’ in LC informs and instrumentalizes the practice of linguistic analysis in first language classes, based on the understanding that the meaning goes beyond the level of the lexical item, being in the syntactic structure as well. Finally, the potentialities and challenges associated
with the inclusion of the concept of ‘construction’, associated with the fundamental theoretical constructs of Cognitive Linguistics, in didactic practices in first language teaching are highlighted.

Keywords: constructions; Cognitive Grammar; first language teaching; linguistic analysis; use.

 


Keywords


construções; Gramática Cognitiva; ensino de língua materna; reflexão linguística; uso; constructions; Cognitive Grammar; first language teaching; linguistic analysis; use.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.30.2.635-660

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