A formação da família de construções aspectuais finais na história do português: conexões entre redes multiformes/The Egressive Aspectual Constructional Family Formation in Portuguese History: Multiform Networks Connections
Abstract
Resumo: Assumindo-se as premissas teórico-metodológicas da abordagem
construcional, que define a língua como sistema adaptativo complexo e organizada em redes de construções, as quais, ligadas via elos verticais e horizontais, se unem por traços de forma e de significado, constituindo famílias (BYBEE, 2016; DIESSEL, 2019; GOLDBERG 1995; 2006; 2019; SOMMERER, 2020; TRAUGOTT; TROUSDALE, 2021; inter alia); investiga-se, neste trabalho, em perspectiva diacrônica, a gênese e o desenvolvimento da família construcional de aspecto final no português, a partir do estudo de três microconstruções: [deixar+de+Vinf.], [parar+de+Vinf.] e [largar+de+Vinf.].
Para tanto, empregam-se os métodos quantitativo e qualitativo na análise de dados recolhidos do Corpus do Português (DAVIES; FERREIRA, 2006; 2016) entre os séculos XIII e XXI; ademais, a fim de averiguar a extensibilidade dos pareamentos nas redes, arrola-se, como parâmetro, a apuração dos tipos semântico-pragmáticos de verbos sancionados no slot de Vinf. . Os resultados obtidos atestam que a formação do grupo aspectual final tem origem na família transitiva, cuja semântica denota o afastamento entre os participantes da predicação. Membro dessa família, a microconstrução conteudística com deixar tem seu slot de objeto neoanalisado, promovendo a emergência do pareamento [deixar+de+Vinf.], que, pelo mecanismo de ativação expandida, se torna membro da família aspectual na rede auxiliar. Posteriormente, surgem, via analogização, as microconstruções [parar+de+Vinf.] e [largar+de+Vinf.], que, compartilhando similaridades, também se consolidam nesse agrupamento procedural. Portanto, esta investigação ratifica a importância de se aliar trajetórias diacrônicas e processos cognitivos na explicação de como redes multiformes se conectam e promovem a (re) configuração de famílias construcionais.
Palavras-chave: família construcional; aspecto final; diacronia.
Abstract: Founded on the theoretical and methodological premises of the constructional approach, which defines language as a complex adaptative system, organized in networks of constructions that, linked by vertical and horizontal links and united by form and meaning traces, constitute families (BYBEE, 2016; DIESSEL, 2019; GOLDBERG 1995; 2006; 2019; SOMMERER, 2020; TRAUGOTT; TROUSDALE, 2021; inter alia); this paper investigates, in diachronic perspective, the genesis and the development of the egressive aspectual constructional family in Portuguese, through three microconstructions’ analysis: [deixar+de+Vinf.], [parar+de+Vinf.] e [largar+de+Vinf.]. Thus, quantitative and qualitative methods are used in the examination of the data
collected from Corpus do Português (DAVIES; FERREIRA, 2006; 2016) between
13th and 21st centuries; moreover, in order to verify the extensibility of the pairings in the network, checking the semantic-pragmatic verb types, sanctioned in the Vinf. slot, is listed as a parameter. The results demonstrates that the egressive aspectual group formation originates in the transitive family, whose semantics indicates the distance among the participants in the predication. Member of this family, the contentful microconstruction with deixar has its object slot neoanalyzed, giving rise to [deixar+de+Vinf.] pairing, which, by the spreading activation mechanism, becomes a member of the egressive aspectual family in the auxiliarity network. Subsequently, the [parar+de+Vinf.] e [largar+de+Vinf.] microconstructions emerge by analogization, and,
since their sharing similarities, they also consolidate in this procedural group. Therefore, this investigation confirms the importance of associating diachronic trajectories and cognitive processes in explaining how multiform networks link and promote the constructional families’ (re) configuration.
Keywords: constructional family; egressive aspect; diachrony.
Keywords
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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.30.3.1206-1237
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