Interação mãe e filho: um percurso através da análise do discurso para a compreensão do retardo de linguagem

Beatriz Helena Vieira Maranghetti Ferrio, Melodi Witt

Abstract


Ancorado na Análise do Discurso de linha francesa, este artigo temcomo objetivo descrever os processos dialógicos entre uma mãe eseu filho de dois anos, que apresenta retardo de linguagem. A interaçãofoi filmada, transcrita e analisada de acordo com a Análise de Discursofrancesa. Os resultados mostraram um movimento (inconsciente)da mãe no sentido de conter a iniciativa do filho. A mãe ocupoutodos os turnos discursivos e encaminhou o sentido da “brincadeira”para os lugares de seu desejo, colocando a criança em um lugar desilêncio. Concluímos que a criança com atraso de linguagem érepresentada como incapaz e passa a ocupar um lugar discursivo dedependência em relação ao outro (que fala e age por ela). Dessa“posição-sujeito”, fica difícil a criança adquirir autonomia e ser autorade suas iniciativas.

Keywords


Atraso de linguagem; Linguagem infantil; Família; Análise do discurso francesa.

References


AUTHIER-REVUZ, J. Heterogeneidade(s) enunciativa(s). Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas: Unicamp, v.19, p. 25-42, 1990.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

CAMPOS, C. M. A concepção de texto na aquisição de linguagem. Estudos Linguísticos XXXIV; 52° Seminário do GEL – Unicamp, Campinas, p. 123-128, 2005.

COURTINE, J. J. Définition d’Orientations Théoriques et Méthodologiques en Analyse de Discours. Philosophiques, Paris, v. IX, n. 2, 1984.

FERRIOLLI, B. H. V. M. Objeto do desejo: a manifestação metafórica e metonímica no retardo de linguagem. 220f. 2003. Tese (Doutorado) – FFCLRP-USP.

FERRIOLLI, B. H. V. M. Enfoque discursivo na clínica da gagueira. In: ROCHA, Eliana Maria Nigro. Gagueira: um distúrbio da fluência, 2007. Cap. 4, p. 83-104.

FERRAZ; FERRAZ, M. G. C. Sujeito psíquico e sujeito linguístico: uma introdução à psicologia aplicada à fonoaudiologia. Marília: Unesp Marília Publicações, 2001.

FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. Trad. Luiz Fernando Baeta Neves. Petrópolis: Vozes, 1972.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2004.

JAKOBSON, R. Dois aspectos da linguagem e dois tipos de afasia. In: BLIKSTEIN, I. (Org.). Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1995. p.34-62.

KOMESU, F. C. Diálogo e dialogismo no processo de aquisição da linguagem. Alfa, São Paulo, n. 46, p. 55-70, 2002.

LACAN, J. A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud. In: LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1998. p.496-533.

LACAN, J. O desejo e o gozo. In: LACAN, J. O seminário: as formações do inconsciente, livro V. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. p.261-279.

ORLANDI, E. P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.

PALLADINO, R. R. R. Questões sobre o diagnóstico fonoaudiológico em crianças. Distúrbios da Comunicação, São Paulo: PUC, v. 11, p.111-124, 1999.

PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET F.; HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Eni Orlandi. Campinas: Unicamp, 1997. p. 61-151.

PRETI, D. (Org.). Análise de textos orais. Projetos Paralelos NURC I. São Paulo: Humanitas – USP; 2001. p. 7-10.

RESCORLA, L.; ROSS, G. S.; MACCLURE, S. Language Delay and behavioral/emotional problems in toddlers: findings from two developmental clinics. J. Speech Language, and Hearing Research, n. 50, p.1063-1078, 2007.

SACHSE, S.; VON SUCHODOLETZ, W. Early identification of language delay by direct language assessment or parent report? J. Dev. Behav. Pediatr., n. 29, p. 34-41, 2008.

SAUSSURE, F. Objeto da linguística. In: SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. 7 ed. São Paulo: Cultrix, 1975. p. 15-23.

SOBRINHO, A. Dizer o Dito – a questão da interpretação na fonoaudiologia. Distúrbios da Comunicação, São Paulo: PUC, v.8, p 23-39, 1996.

TFOUNI, L.V.; FERRIOLLI, B. H. V. M.; MORAES, J. A concepção de sujeito na clínica fonoaudiológica: a proposta de um novo paradigma. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Carapicuiba, SP, v. 14, n. 2, p. 275-282, 2002.

TFOUNI, L.V.; PANTONI, R.V. Sobre a ideologia e o efeito de evidência na teoria da análise do discurso francesa. In: Resúmenes II Conferencia internacional “La obra de Carlos Marx y los desafios del siglo XXI”. Havana. p. 70, 2004.

TFOUNI, L. V.; FERRIOLLI, B. H. V. M. O discurso dos pais como resultado do discurso dos pais. In: DEL RÉ, A.; FERANADES, S. D. (Org.). A linguagem da criança: sentido, corpo e discurso. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008. p. 165-180.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.17.2.143-159

Refbacks

  • There are currently no refbacks.
';



Copyright (c)



e - ISSN 2237-2083 

License

Licensed through  Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional