Estátuas ou bailarinas? Contribuições de Gaiarsa para uma multimodalidade corporificada na análise da linguagem dos manifestantes antidemocráticos / Statues or Ballerinas? Gaiarsa’s Contributions to an Embodied Multimodality in the Analysis of the Language of the Brazilians Anti-Democratic Demonstrators

Francis Arthuso Paiva

Abstract


Resumo: Este artigo possui pressuposto sociossemiótico e proprioceptivo. Do ponto de vista sociossemiótico, a prática comunicacional das pessoas consiste em ressignificar, mais do que criar originalmente. Ao mesmo tempo, existe má distribuição de recursos de linguagem motivada pelas relações desiguais de poder entre pessoas e classes sociais. Por isso, grupos com recursos escassos tendem a reproduzir práticas comunicacionais com os recursos mais disponíveis e que são compartilhados por mais pessoas. A ressignificação e a reprodução de recursos fazem com que as práticas comunicacionais se tornem hábitos. Do ponto de vista proprioceptivo, os hábitos são oriundos de atitudes formadas pelos músculos, provocadas pelas relações de força entre as pessoas e o mundo. Logo, este artigo apresenta como tese que uma prática comunicacional de ressignificação, ao se tornar hábito, pode ela mesma se tornar uma linguagem. Trata-se de artigo de desenvolvimento teórico, embasado em pesquisa bibliográfica, que busca síntese entre duas teorias. O objetivo é propor fundamentação para analisar a multimodalidade corporificada. O artigo sistematiza como práticas comunicacionais se tornam hábitos e propõe método de análise dessas práticas. Fundamentado nesse método, apresenta análise da linguagem dos manifestantes antidemocráticos pós-eleições brasileiras 2022. O resultado aponta para uma linguagem antigeocêntrica, da negação do corpo, do mundo e da vida, que emerge dos hábitos de ressignificação incorporados pelos manifestantes, cujo discurso é pautado no idealismo religioso, e o militarismo é sua consequência. A conclusão é que as próprias escolhas de design das práticas comunicacionais dos manifestantes são uma linguagem, pois são passíveis de produção de sentido.

 

Abstract: This article has a social semiotic and proprioceptive assumption. From the social semiotic point of view, people’s communication practice consists of resignifying languages, rather than creating them originally. At the same time, there is a maldistribution of language resources motivated by unequal power relations between people and social classes. Therefore, groups with scarce resources tend to reproduce communicational practices with the most available resources and which are shared by more people. The resignification and reproduction of resources make communicational practices become habits. From the proprioceptive point of view, habits come from attitudes formed by muscles, caused by power relations between people and the world. Therefore, this article presents as a thesis that a communicational practice of reframing, when becoming a habit, can itself become a language. This is a theoretical development article, based on bibliographical research, which seeks a synthesis between two theories. The objective is to propose a method to analyze the embodied multimodality. The article systematizes how communicational practices become habits and proposes a method for analyzing these practices. Based on this method, it presents an analysis of the language of anti-democratic demonstrators after the Brazilian elections in 2022. The result points to a language of denial of the body, the world and life, which emerges from the habits of resignification incorporated by the demonstrators, whose discourse is based on religious idealism, and militarism is a consequence of it. The conclusion is that the very choices of the demonstrators’ communicational practices are a language because it’s possible produce meaning.


Keywords


corpo; hábitos; multimodalidade; práticas comunicacionais; propriocepção; body; habits; multimodality; communicational practices; proprioception.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.31.4.1723-1762

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