Questões de multimodalidade em um texto da TAG Livros no Instagram: design, layout, framing e outros desafios para linguistas / Multimodality Issues in a Text from TAG Livros on Instagram: Design, Layout, Framing and Other Challenges for Linguists
Abstract
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir elementos do design de um texto composto por seis peças publicadas pela TAG Livros no Instagram, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, em 17 de maio de 2022. Embora a questão política e humanitária abordada seja de enorme relevância, deteremo-nos nos elementos que compõem as peças, produzindo um exercício de leitura de seus processos de produção e consumo, à luz da multimodalidade. As peças foram selecionadas diretamente do perfil da TAG Livros, baixadas e organizadas para análise. Os resultados desta incursão teórica pelas peças, em especial informada pelos livros Multimodal discourse e Reading images, de Kress e Van Leeuwen (2001; 2006), favorecem indagações e reflexões sobre nossa concepção de texto e design. O escopo e o alcance dos estudos linguísticos e mesmo da formação de linguistas também está em pauta, diante de objetos tão complexos e, ao mesmo tempo, socialmente presentes. Algumas categorias da abordagem são postas em debate, a partir da materialidade das peças. Nas considerações finais, deixamos novas perguntas quanto a composições semelhantes à que focalizamos aqui, além de propor um exercício constante de ampliação de horizontes aos linguistas e aos professores de leitura e produção de textos.
Abstract: This article discusses the design elements of a text composed of six pieces/ cards published by TAG Livros on Instagram on the International Day Against Homophobia, Transphobia and Biphobia, in Brazil, on May 17, 2022. Despite the enormous political and humanitarian relevance of this theme, we will restrict ourselves to the elements that make up the cards, producing a reading exercise of their production and consumption processes, informed by multimodality. The cards, directly selected from the TAG Books Instagram profile, were then downloaded and organized for analysis. The results of this theoretical incursion into the full text, especially informed by the books Multimodal discourse and Reading images, by Kress and Van Leeuwen (2001; 2006), favor questions and reflections about our conceptions of text and design. Also on the agenda are the scope and reach of linguistic studies as well as the linguists’ education, in the face of such complex and, at the same time, socially current objects. Some categories of this approach are debated here, based on the materiality of the selected text. In the final considerations, we ask new questions regarding compositions like the one we focus on here, in addition to proposing a constant exercise of broadening the horizons of linguists and teachers of reading and text production.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
CAZDEN, C. et al. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, v.66, n.1, p. 60-93, 1996. DOI: https://doi.org/10.17763/haer.66.1.17370n67v22j160u
CAZDEN, C. et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. Tradução: Adriana Alves Pinto et al. In: RIBEIRO, A. E.; CORRÊA, H. T. (orgs.) Belo Horizonte: CEFET-MG/LED, 2021. p. 11-60. Disponível em https://www.led.cefetmg.br/uma-pedagogia-dos-multiletramentos/
GUALBERTO, C. L., & SANTOS, Z. B. dos. Multimodalidade no contexto brasileiro: um estado de arte. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 35, n. 2, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-460X2019350205
KATO, M. A. Apresentação. In: KATO, M. A. A concepção da escrita pela criança. 3 ed. Campinas, SP: Pontes, 2002. p.7-8.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse. The modes and media of contemporary communication. London: Hodder Arnold, 2001.
KRESS; G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images. The grammar of visual design. 2 ed. London: Routledge, 2006.
KRESS; G.; VAN LEEUWEN, T. Colour as a semiotic mode: notes for a grammar of colour. Visual Communication, v.1, n.3, p. 343-368, 2002. DOI: https://doi.org/10.1177/147035720200100306
MAZZALOMO, L. Diseño gráfico editorial. In: SAGASTIZÁBAL, L. de; ESTEVES FROS, F. El mundo de la edición de libros. Buenos Aires: Paidós, 2009. p.139-160.
MOREIRA, N. da C. R. Portadores de texto: concepções de crianças quanto a atributos, funções e conteúdo. In: KATO, M. A. A concepção da escrita pela criança. 3 ed. Campinas, SP: Pontes, 2002.
PAIVA, F. A. Práticas de letramento e produção de sentido de layouts na multimodalidade. Texto Digital, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 98-127, 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e81241
PELED-ELHANAN, N. Layout as punctuation of semiosis: some examples from Israeli schoolbooks, Visual Communication, v. 8, n. 91, 2009. DOI: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1470357208099149
RIBEIRO, A. E. Textos multimodais na sala de aula: exercícios. Revista Triângulo, Uberaba, v. 13, n. 3 p. 24-38, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v13i3.5005
RIBEIRO, A. E. Manifestações e polarização ideológica durante a pandemia do novo coronavírus: discurso e multimodalidade em peças gráficas via redes sociais. In: SILVA, R. C.; QUEIROZ, L. A. A. (orgs.) Multimodalidade e Discursos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. p. 105-123.
RIBEIRO, A. E. De Tolstói a Toy Story: um caso de texto multimodal e seus estratos digitais. Texto Digital, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 7-21, 2021a. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e79867.
RIBEIRO, A. E. Pandemia e desinformação: aspectos da linguagem e da multimodalidade em campanha do Tribunal Superior Eleitoral. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 19, n. 1, p. 47-62, 2021b. DOI: https://doi.org/10.4013/cld.2021.191.04
RIBEIRO, A. E. Textos multimodais: camadas, dimensões e níveis. In: RIBEIRO, A. E. Multimodalidade, textos e tecnologias. Provocações para a sala de aula. São Paulo: Parábola, 2021c. p. 123-138.
VAN LEEUWEN, T. Ten Reasons Why Linguists Should Pay Attention to Visual Communication. In: LEVINE, P; SCOLLON, R. (ed.). Discourse & Technology: multimodal discourse analysis. Washington: Georgetown University Press, 2004. p. 7-20.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.31.4.1700-1722
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2024 Ana Elisa Ribeiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
e - ISSN 2237-2083
Licensed through Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional