Questões de multimodalidade em um texto da TAG Livros no Instagram: design, layout, framing e outros desafios para linguistas / Multimodality Issues in a Text from TAG Livros on Instagram: Design, Layout, Framing and Other Challenges for Linguists

Ana Elisa Ribeiro

Abstract


Resumo: O objetivo deste artigo é discutir elementos do design de um texto composto por seis peças publicadas pela TAG Livros no Instagram, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, em 17 de maio de 2022. Embora a questão política e humanitária abordada seja de enorme relevância, deteremo-nos nos elementos que compõem as peças, produzindo um exercício de leitura de seus processos de produção e consumo, à luz da multimodalidade. As peças foram selecionadas diretamente do perfil da TAG Livros, baixadas e organizadas para análise. Os resultados desta incursão teórica pelas peças, em especial informada pelos livros Multimodal discourse e Reading images, de Kress e Van Leeuwen (2001; 2006), favorecem indagações e reflexões sobre nossa concepção de texto e design. O escopo e o alcance dos estudos linguísticos e mesmo da formação de linguistas também está em pauta, diante de objetos tão complexos e, ao mesmo tempo, socialmente presentes. Algumas categorias da abordagem são postas em debate, a partir da materialidade das peças. Nas considerações finais, deixamos novas perguntas quanto a composições semelhantes à que focalizamos aqui, além de propor um exercício constante de ampliação de horizontes aos linguistas e aos professores de leitura e produção de textos. 

 

Abstract: This article discusses the design elements of a text composed of six pieces/ cards published by TAG Livros on Instagram on the International Day Against Homophobia, Transphobia and Biphobia, in Brazil, on May 17, 2022. Despite the enormous political and humanitarian relevance of this theme, we will restrict ourselves to the elements that make up the cards, producing a reading exercise of their production and consumption processes, informed by multimodality. The cards, directly selected from the TAG Books Instagram profile, were then downloaded and organized for analysis. The results of this theoretical incursion into the full text, especially informed by the books Multimodal discourse and Reading images, by Kress and Van Leeuwen (2001; 2006), favor questions and reflections about our conceptions of text and design. Also on the agenda are the scope and reach of linguistic studies as well as the linguists’ education, in the face of such complex and, at the same time, socially current objects. Some categories of this approach are debated here, based on the materiality of the selected text. In the final considerations, we ask new questions regarding compositions like the one we focus on here, in addition to proposing a constant exercise of broadening the horizons of linguists and teachers of reading and text production.

 


Keywords


multimodalidade; textos multimodais; design; letramento visual; multimodality; multimodal texts; design; visual literacy.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.31.4.1700-1722

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