Pedagogia dos multiletramentos e letramento multimodal crítico: uma proposta de exploração didática de texto multimodal nas aulas de Língua Portuguesa / Pedagogy of Multiliteracies and Critical Multimodal Literacy: A Proposal for Didactic Exploration of Multimodal Text in Portuguese Language Classes

Ana Paula Regner, Gislaine Vilas Boas

Abstract


Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar um texto multimodal, o tweet, à luz da Gramática do Design Visual (GDV) com vistas à proposição de movimentos didático-pedagógicos em uma perspectiva de (multi)letramentos críticos. O corpus de análise é constituído do texto “Ataque a tiros em escola do ES: Por que ataques em escolas têm se repetido no Brasil?”, publicado no Twitter do Jornal do Estado de São Paulo (Estadão), em novembro de 2022. Os procedimentos de análise compreendem: i) analisar e descrever, a partir da GDV, os significados representacionais, interativos e composicionais que constituem os recursos imagéticos do texto (Kress; van Leeuwen, 2020) e ii) apresentar proposta de exploração didática para ser desenvolvida nas aulas de língua portuguesa, com base na Pedagogia dos Multiletramentos (Kalantzis et al., 2020).

Abstract: This article aims to analyze a multimodal text, the tweet, in the light of Visual Design Grammar (GDV) aiming to propose didactic-pedagogical suggestions from a critical (multi)literacies perspective. The corpus of analysis consists of the text “Ataque a tiros em escola do ES: Por que ataques em escolas têm se repetido no Brasil?”, published on Twitter by Jornal do Estado de São Paulo (Estadão) in November 2022. The procedures of analysis comprise: i) analyzing and describing, based on GDV, the representational, interactive and compositional meanings that make up the image resources of the text (Kress; van Leeuwen, 2020) and ii) presenting a proposal for didactic exploration to be developed in Portuguese language classes, based on Pedagogy of Multiliteracies (Kalantzis et al., 2020).


Keywords


multimodalidade; letramento multimodal crítico; pedagogia dos multiletramentos; ensino de língua portuguesa; multimodality. critical multimodal literacy; pedagogy of multiliteracies; Portuguese language teaching.

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