A plataforma digital “Kahoot” na Educação Básica brasileira: Multiletramentos em inglês – diversidade e multimodalidade em ambiente gamificado / The Digital Platform “Kahoot” in the Brazilian Basic Education: Multiliteracies in English – Diversity and Multimodality in a Gamified Environment

Reinildes Dias, Andressa Biancardi Puttin

Abstract


Resumo: Este artigo concebe que aprender inglês é essencial na Educação Básica Brasileira onde os multiletramentos, em uma perspectiva decolonial e emancipatória, podem ser desenvolvidos em prol de uma cidadania plena. Para isso, os professores precisam sintonizar suas práticas pedagógicas às demandas da sociedade de hoje, onde os dois aspectos, multimodalidade e diversidade, estejam imbricados no processo de educar os alunos, denominados geração “P” (de participativos). O saber nesta língua adicional precisa ser decolonizado para incluir tópicos de relevância social que incitem debates e o desenvolvimento de consciência crítica na busca de uma aprendizagem transformadora e emancipatória. A página inicial e algumas atividades do ambiente digital gamificado Kahoot foram escolhidas para uma análise documental crítico-interpretativista, a fim de investigarmos como elas contribuem para uma pedagogia atual em consonância com as mudanças advindas das tecnologias digitais, como revela o nosso referencial teórico. Nossa análise evidencia que as diversas alternativas presentes no Kahoot para o desenvolvimento do saber em inglês, pari passu com as possibilidades de incluir os dois aspectos dos multiletramentos e a gamificação, podem contribuir para que os alunos assumam um papel agentivo e transformador para aprender, ser autônomo, capaz de jogar e vencer no processo de aprimorar a comunicação em inglês nas práticas sociais pela linguagem.

Abstract: This article conceives that learning English is essential in the Brazilian Basic Education where multiliteracies, in a decolonial and emancipatory perspective, can be developed in favor of full citizenship.  For this, teachers need to tune their pedagogical practices to the demands of today’s society, where the two aspects, multimodality and diversity, are intertwined in the process of educating students, called the “P” generation (for participatory). Knowledge in this additional language needs to be decolonized to include topics of social relevance that incite debates and the development of critical awareness in the pursuit of transformative and emancipatory learning. The homepage and some activities of the Kahoot gamified digital environment were chosen for a critical-interpretative documental analysis, to investigate how they contribute to a contemporary pedagogy in line with the changes arising from digital technologies, as our theoretical framework reveals.  Our analysis shows that the various alternatives present in Kahoot for the development of knowledge in English, pari passu with the possibilities of including the two aspects of multiliteracies and gamification, can contribute to students’ agency and transformative role in learning, being autonomous, capable of playing and winning in the process of improving communication in English in the everyday social practices through language.


Keywords


multiletramentos; multimodalidade; ambiente digital de aprendizagem; gamificação; ensino de Língua Inglesa; multiliteracies; multimodality; digital learning environment; gamification; English language teaching.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.31.4.1866-1890

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