A “amarelinha” da seleção brasileira: entre o já dito e o ainda por dizer em uma disputa pelos sentidos / The “amarelinha” of the Brazilian Team: Between the Already Said and the yet to be Said in a Dispute for the Senses
Abstract
Resumo: Em 2022, por conta da Copa do Mundo de Futebol, a marca de cerveja Brahma lançou um filme publicitário, “#Vestindoaamerelinha”, com fins de interditar possíveis efeitos políticos que correlacionassem a camiseta da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com o tema política. O objetivo deste artigo é refletir sobre o filme publicitário a partir da noção de dialogicidade interna do discurso, de Bakhtin (2015 [1934-1935]). A perspectiva metodológica do trabalho se dá com base no cotejamento de textos (Bakhtin, 2011 [1974]). Os resultados apontam que a estratégia do filme publicitário forja uma desidentificação da “amarelinha” com os valores da direita enquanto interditaria a presença possível de elementos que remetessem à esquerda, como é o caso das cores vermelho ou bordô, das latas da cerveja, já que o filme é todo em preto e branco com destaque exclusivo para as camisetas, que aparecem coloridas.
Abstract: In 2022, in the wake of the Football World Cup, the Brahma beer brand released an advertising film, “#Vestindoaamerelinha”, with the aim of preventing possible correlations between the Confederação Brasileira de Futebol (CBF) T-shirt with politics. The purpose of this article is to reflect on the strategies in this advertising film using the notion of internal dialogicity of discourse, by Bakhtin (2015 [1934-1935]). The methodological perspective of the work is based on text comparisons (Bakhtin, 2011 [1974]). The results indicate that the advertising film strategy forge a disidentification of the CBF T-shirt (“amarelinha”) with the values of the right wing politics, while also avoiding elements that could lead to an identification of the brand with the left wing, such as the red color of the beer cans, since the film is all in black and white, with an exclusive emphasis on the T-shirts, which appear in color.
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