A popularização da ciência no TikTok Fatos curiosos com Antonio: uma análise multimodal à luz da semiótica social / The Popularization of Science on TikTok Curious Facts with Antonio: a Multimodal Analysis in the Light of Social Semiotics
Abstract
Resumo: Durante a pandemia da covid-19, muitos pesquisadores e cientistas se apropriaram das tecnologias disponibilizadas pela web para combater a desinformação, conquistando inclusive uma expressiva parcela do público jovem. Sob esse viés, este artigo analisa o vídeo mais curtido e comentado do perfil do tiktoker Antonio Miranda, publicado ainda durante a pandemia. O objetivo é analisar e discutir como os recursos semióticos configurados no vídeo contribuem para a construção de sentido e para a prática de popularização da ciência no ambiente digital, através do TikTok. A fundamentação teórica deste estudo é a Semiótica Social Multimodal (Burn, 2013; Hodge; Kress, 1988; Kress, 2010; van Leeuwen, 1999), que se concentra nas práticas sociais comunicativas de criação de significados de todos os tipos, sejam elas verbais, visuais e/ou sonoras. Os recursos semióticos mais recorrentes de filmagem e edição apontam para uma pujante interação de Antonio com o espectador, caracterizada pelo envolvimento, proximidade, descontração, desprovida de hierarquias de poder, como se seus mundos fossem familiares, semelhantes e coincidentes. Ademais, cabe aos gestos, à voz e à linguagem verbal o papel de transmitir credibilidade, enfatizar palavras-chave e oportunizar a fluidez e a assertividade na compreensão da explicação. Desse modo, o vídeo de Antonio se vale de escolhas semióticas que o distanciam da “torre de marfim”, onde supostamente se encontrariam os cientistas, para se aproximar da rua, das pessoas e do seu cotidiano.
Abstract: During the Covid-19 pandemic, many researchers and scientists took advantage of technologies made available on the web to combat misinformation, including winning over a significant portion of the young public. From this perspective, this article analyzes the most liked and commented video on the profile of tiktoker Antonio Miranda, published during the pandemic. The objective is to analyze and discuss how the semiotic resources configured in the video contribute to the construction of meaning and the practice of popularizing science in the digital environment, through TikTok. The theoretical foundation of this study is Multimodal Social Semiotics (Burn, 2013; Hodge; Kress, 1988; Kress, 2010; van Leeuwen, 1999), which focuses on communicative social practices of creating meanings of all types, be they verbal, visual and/or sound. The most recurrent semiotic resources in filming and editing point to a powerful interaction between Antonio and the viewer, characterized by involvement, proximity, relaxation, devoid of power hierarchies, as if their worlds were familiar, similar and coinciding. Furthermore, gestures, voice and verbal language play the role of transmitting credibility, emphasizing key words and providing opportunities for fluidity and assertiveness in understanding the explanation. In this way, Antonio’s video uses semiotic choices that distance him from the “ivory tower”, where scientists are supposed to be located, to get closer to the street, people and their daily lives.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ALLWOOD, J. Bodily communication dimensions of expression and content. In: GRANSTRÖM, B. et al. (eds.). Multimodality in Language and Speech Systems. Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 2002. p.07-26. Disponível em: Acesso em: 19 abr. 2023.
ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1986.
BATEMAN, J. A.; SCHMIDT, K.H. Multimodal Film Analysis: How Films Mean, Routledge Studies in Multimodality. London: Routledge, 2012.
BEHLAU, M. Voz: o livro do especialista. Vol. 1. Rio de Janeiro: Revinter, 2001.
BEZEMER, J.; COWAN, K. Exploring reading in social semiotics: theory and methods. Education, [S. l.], v. 49, n.4, p.3-13, 2020. DOI: 10.1080/03004279.2020.1824706
BEZEMER, J.; MAVERS, D. Multimodal transcription as academic practice: a social semiotic perspective. International Journal of Social Research Methodology, London, v. 14 n. 3, p. 191-206, 2011. DOI: 10.1080/13645579.2011.563616.
BRITO, R.C.L. O YouTube e as Identidades Presentes no Canal SmallAdvantages: uma Análise Multimodal a Partir da Semiótica Social. 2021. 222f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.
BUENO, W. da C. Jornalismo Científico no Brasil: os compromissos de uma prática dependente. 365f. 1984. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1984.
BUENO, W. C. A divulgação científica no universo digital: o protagonismo dos portais, blogs e mídias sociais. In: PORTO, C., OLIVEIRA, K. E.; ROSA F. (eds). Produção e difusão de ciência na cibercultura: narrativas em múltiplos olhares [online]. Ilhéus: Editus, 2018. pp. 55-67. Disponível em: Acesso em: 05 jun. 2023.
BURN, A. The Kineikonic mode: towards a Multimodal Theory of the Moving Image. MODE Working Papers. London: NCRM / MODE / IOE, 2013.
BURN, A. Games, films and media literacy: frameworks for multimodal analysis’. In: KNOBEL, M.; LANKSHEAR, C. (eds.). Researching New Literacies: Design, Theory, and Data in Sociocultural Investigation. New York: Peter Lang, 2016. p.01-38.
CAPPELLE, V.; PAULA, H. de F. e. Interação com Imagens e Gesticulação em uma Aula de Biologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l], v.16, n. 3, p.693-723, dez. 2016.
CARVALHO, F.F. O som sob a regência da Semiótica Social Multimodal: uma proposta de análise no perfil do TikTok Fatos Curiosos com Antonio Miranda. Signo, v. 49, n. 94, p. 35-43, 2024. DOI: 10.17058/signo.v49i94.18798.
CAVALVANTI, L.P. Considerações sobre a oralidade para estudos multimodais e análise de audiovisual televisivo. Revista Interfaces, Guarapuava, v.9, n.3, p. 25-37, 2018. DOI: 10.5935/2179-0027.20180035
FREITAS, T., ROCHA, M. Divulgação científica nas mídias sociais: estratégias de comunicação para pesquisadores e cientistas iniciantes no instagram. Rio de Janeiro: UFRJ, 2022. Disponível em: Acesso em: 05 jun. 2023.
FIDELIX NUNES, F.; VAN LEEUWEN, T.; BEZERRA LEITÃO, A.; FERRAZ, J. de A.; PINTO, L. N. Multimodalidade e identidade: entrevista com Theo van Leeuwen. Cadernos de Linguagem e Sociedade, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 174-182, 2022. DOI: 10.26512/les.v23i1
GERBASE, C. Primeiro Filme: Descobrindo-Fazendo-Pensando. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2012.
GUALBERTO, C; PIMENTA, S. Representações do feminino em protagonistas da Disney sob uma ótica multimodal a partir da Semiótica Social. In: GUALBERTO, C.; PIMENTA, S. (Org.). Semiótica social, multimodalidade, análises, discursos. 1.ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. p. 13-65.
HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1985.
HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a Social-Semiotic perspective. 2.ed. Oxford: Oxford University Press, 1989.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. An Introduction to Functional Grammar. London: Routledge, 2004.
HODGE, R.; KRESS, G. Social Semiotics. Cambridge: Polity Press, 1988.
KENDON, A. Gesture: Visible action as utterance. Cambridge: University Press, 2004.
KRESS, G. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. London: Routledge, 2010.
KRESS, G. What is mode? In: JEWITT, C. (org.) The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. London/New York: Routledge, 2016. p. 60-75.
KRESS, G, VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge, 2006 [1996].
LIMA-LOPES, R. E. DE. Sociossemiótica da produção audiovisual: uma proposta metodológica para análise multimodal da comunicação em vídeo. 2012. 266f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade de Campinas, 2012. Disponível em: Acesso em: 18 jul. 2023.
LIMA-LOPES, R. E. de.; CÂMARA, M. T. P. Arco-íris na cruz: a multimodalidade no midiativismo em vídeos no YouTube. Policromias, Rio de Janeiro, v.4, n.2, p.97-121, 2019. DOI: https://doi.org/10.61358/policromias.v4i2.29059.
LISBÔA, E. S. et al. O Contributo Do Vídeo Na Educação Online. 2009, Braga:Universidade do Minho, 2009. p. 5858-5868.
MARTIN, M. A linguagem cinematográfica. Lisboa: Dinalivro, 2005.
MARTIN, J.; WHITE, P. The language of evaluation: appraisal in English. New York: Palgrave, 2005.
MASSARANI, L. et al. O que os jovens brasileiros pensam da ciência e da tecnologia: pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) Rio de Janeiro: Fiocruz/COC; INCT-CPCT, 2021.
OLIVEIRA, J.M. de. Ciência e divulgação científica: reflexões sobre o processo de produção e socialização do saber. Caligrama, São Paulo, v.3, n.1, p. 1-20, abr. 2007. DOI:https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2007.64898.
SANTOS, D. A. dos. “Fala, galera”: quem são e o que pensam divulgadores científicos brasileiros no YouTube. 2021. 286f. Dissertação (Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 2021.
SUGIMOTO, C. R.; THELWALL, M. Scholars on Soap Boxes: Science Communication and Dissemination in TED Videos. Journal Of The American Society For Information Science And Technology,[S. l.], v. 64, n. 4, p. 663-674, 2013. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.22764.
VAN LEEUWEN, T. Speech, Music, Sound. London: MacMillan, 1999.
VAN LEEUWEN, T. Towards a semiotics of typography. Information Design Journal, v.14, n. 2, p.139-155, 2006. DOI 10.1075/idj.14.2.06lee.
VAN LEEUWEN, T.; BOERIIS, M. Towards a Semiotics of Film Lighting. In: WILDFEUER, J.; BATEMAN, J. Film Text Analysis: New Perspectives on the Analysis of Filmic Meaning. London: Routledge, 2016. p.24-46.
WHITE, P. Valoração: a linguagem da avaliação e da perspectiva. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 4, n.esp, p. 178-205, 2004. Disponível em: Acesso em: 21 ago. 2024.
XAVIER, J.S.S.M. A representação da vilã em Once upon a time: uma análise de estereótipos de bem e mal a partir da Abordagem Multimodal e da Semiótica Social. 2019. 85f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) -Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.32.2.526-559
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2024 Flaviane Faria Carvalho

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
e - ISSN 2237-2083
Licensed through Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional