The production of English initial /s/ clusters by Portuguese and Spanish EFL speakers

Andreia Schurt Rauber, Barbara Oughton Baptista

Abstract


Este estudo revisa, verifica e explica os diferentes resultados obtidos por Carlisle (1991, 1992, 1997) e Rebello (1997) sobre a produção de encontros consonantais iniciais /sC(C)/ em inglês por falantes de português e espanhol, complementando os resultados obtidos em pesquisas anteriores na área de interfonologia, já que o mesmo corpus foi usado para comparar a produção de falantes das duas línguas nativas. Os resultados revelam que a adição de uma vogal(epêntese) aos encontros consonantais iniciais é a estratégia mais utilizada para se lidar com as dificuldades relativas às estruturas silábicas mais difíceis, o que pode ser resultado da relação entre a interferência da língua materna e os universais lingüísticos. Os resultados fornecem informações relevantes ao ensino da pronúncia do inglês no Brasil e nos demais países sul-americanos.

References


BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às ciências sociais. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001.

BRINTON, L. J. The structure of modern English: A linguistic introduction. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2000.

CARLISLE, R. S. The influence of environment on vowel epenthesis in Spanish/English interphonology. Applied linguistics, v.1, n. 12, p. 76-95, 1991.

CARLISLE, R. S. Environment and markedness as interacting constraints on vowel epenthesis. In: LEATHER, J.; JAMES, A. (Org.). New Sounds 92. University of Amsterdam, p. 64-75, 1992.

CARLISLE, R. S. The modification of onsets in a markedness relationship: Testing the interlaguage structural conformity hypothesis. Language learning, v. 2, n. 47, p. 327-361, 1997.

ECKMAN, F. R. A functional-typological approach to second language acquisition theory. In: RITCHIE, W. C.; BHATIA, T. K. (Org.). Handbook of second language acquisition. San Diego: Academic Press, 1996. p. 195-211.

HOOPER, J. Introduction to natural generative phonology. New York: Academic Press, 1976.

KATAMBA, F. An introduction to phonology. London/NewYork: Longman, 1989.

REBELLO, J. The acquisition of initial /s/ clusters by Brazilian EFL learners. 1976. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1976.

SCHMIDT, R. The role of consciousness in second language learning. Applied Linguistics, v. 11, p. 129-158, 1990.

SEIDLHOFER, B. Pronunciation. In: CARTER, R.; NUNAN, D. (Org.). The Cambridge guide to teaching English to speakers of other languages. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. p. 56-65.

WOODS, A.; FLETCHER, P.; HUGHES, A. Statistics in language studies. Cambridge, Cambridge University Press, 1986.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.12.2.459-473

Refbacks

  • There are currently no refbacks.
';



Copyright (c)



e - ISSN 2237-2083 

License

Licensed through  Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional