Diferentes tendências em pesquisas sobre a fala egocêntrica: análise de produções brasileiras
Abstract
Resumo: O objetivo desta investigação foi o de realizar uma revisão de pesquisas desenvolvidas no Brasil sobre a fala egocêntrica, de forma a identificar as principais questões teórico-metodológicas presentes em seu estudo. A busca foi feita no banco de Teses da CAPES e abarcou o período de 1987 a 2012; foram encontradas oito teses / dissertações. Os resultados demonstraram a abordagem predominante da fala egocêntrica à luz da perspectiva Histórico-Cultural, de Vigotski, com a presença, sobretudo, de duas tendências: estudos que confirmam seus postulados e os que sugerem contribuições de outros teóricos, em especial de Bakhtin. Uma terceira tendência foi também reconhecida, que, embora sinalize para os trabalhos de Piaget e Vigotski, tece críticas a ambos e não adere a nenhum deles.
Palavras-chave: desenvolvimento da Linguagem; fala egocentric; implicações educacionais.
Abstract: The purpose of this research was to conduct a review of research developed in Brazil about egocentric speech, in order to identify key theoretical and methodological issues present in its study. A search was made in the CAPES Thesis databank, comprising the period from 1987 to 2012, and eight theses / dissertations were found. The results demonstrated the predominance of studies in the light of Vygotsky’s cultural-historical perspective, which can be divided according to two tendencies: those studies that confirm its postulates and those that suggest other theoretical contributions, particularly from the Circle of Bakhtin. A third tendency can also be recognized which, although signaling to the work of Piaget and Vigotski, criticizes both and does not adhere to any of them, proposing a different way of conceiving this linguistic occurrence.
Keywords: Language Development; Egocentric Speech; Educational Implications.
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Copyright (c) 2016 Alessandra de Morais, Bruna Assem Sasso
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