A produção de resenha acadêmica no ensino superior
Resumo
A produção de resenhas oferece ao estudante oportunidades de executar práticas discursivas que são requeridas a ele como membro da comunidade acadêmica.
Texto completo:
PDFReferências
ARAÚJO, Antonia Dilamar. Análise de gênero: uma abordagem alternativa para o ensino da redação acadêmica. In: FORTKAMP, M. B. M.; TOMITCH, L. M. B. (Org.). Aspectos da Linguística Aplicada: estudos em homenagem ao Professor Hilário Inácio Bohn. Florianópolis: Insular, 2000.
BAZERMAN, Charles. Gênero, Agência e Escrita. Organização de J. C. HOFFNAGEL, A. P. DIONÍSIO. Tradução de Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2006.
BRONCKART, Jean Paul. Atividades de linguagem: textos e discursos. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.
DELL’ISOLA, Regina L. Péret. Leitura: inferências e contexto sócio-cultural. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 1988.
LIMA-SILVA, Ana Virgínia. A Intertextualidade na Produção de Resenha no Ensino Superior. 2009. 167 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
MACHADO, A. R. A perspectiva sociodiscursiva de Bronckart. In: MEURER, J. L. et al. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 237-259.
MACHADO, A. R. Os textos de alunos como índices para avaliação das capacidades de linguagem. In: MARI, H. et al. Análise do Discurso em perspectivas. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2003. p. 215-229.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO et al. (Org.). Gêneros Textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
MATENCIO, Maria de Lourdes M. Referenciação e retextualização de textos acadêmicos: um estudo do resumo e da resenha. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 3., 2003, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2003. p.1-10.
MOTTA- ROTH, Desirée. Redação acadêmica: princípios básicos. Santa Maria, RS: UFSM/ Imprensa Universitária, 2001.
MOTTA- ROTH, Desirée. Same genre, different discipline: a genre-based study of book reviews in academic. The ESPecialist, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 99-131, 1996.
OLIVEIRA, S. M. Os verbos do dizer em resenhas acadêmicas e a interpretação do agir verbal. 2004. 141 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.2.0.1-13
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras
ISSN 2317-4242 (eletrônica)
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.