O trabalho docente no PROEF-1: possibilidades do letramento a partir dos usos de gêneros textuais na EJA
Resumo
Tendo em vista a extensão universitária como interação entre a universidade e a comunidade na qual está inserida, o Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos - 1º Segmento da UFMG (PROEF-1) objetiva não só levar conhecimentos ao público a que atende (sujeitos jovens, adultos e idosos, que não tiveram a oportunidade de consolidar o processo inicial de escolarização formal), mas também oferecer aos discentes das licenciaturas de Pedagogia e Letras a chance de embasar e/ou alargar seu aprendizado docente, atrelando os conhecimentos empíricos adquiridos na graduação à prática de sala de aula.
Texto completo:
PDFReferências
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, (1979). 1992.
BRASIL, Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC, 1997. v. 2.
KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 2. ed. rev. e ampliada. Rio de janeiro: Lucerna, 2006.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Org.) Gêneros textuais: reflexões e ensino. 2. ed. rev. e ampliada. Rio de janeiro: Lucerna, 2006. p. 23-55.
RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2001.
SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. 2 ed. São Paulo: Global, 2004. p. 89-113.
SOARES, Magda. Letramento: como definir, como avaliar, como medir. In: ______. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. p. 61-125.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.2.0.14-24
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras
ISSN 2317-4242 (eletrônica)
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.