A legitimação do silêncio no cotidiano da mulher negra brasileira a partir do filme Bendito Fruto

Juliana Silva Santos

Resumo


A realização deste trabalho é fruto de reflexões feitas a partir do grupo de pesquisa sobre as representações do feminino no cinema brasileiro contemporâneo, sob o olhar da Análise do Discurso.


Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Ed Nova Fronteira, 1984.

BERGER, Petet L; Luckman, Thomas. A realidade da vida cotidiana. In: A constrição social da realidade. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand, 1989.

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução á análise do discurso. 3. ed. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2007.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As Formas do Silêncio. 3. ed. Campinas, SP: UNICAMP, 1995.

PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2007.

PRYSTHON, Ângela. O subalterno na tela: um novo cânone para o cinema brasileiro? In: XIII ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 13., 2004, São Bernardo do Campo. Anais... São Bernardo do Campo, 2004. p. 1-13.

SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org). Identidade e Diferença. Petrópolis: Ed. Vozes, [200-?].

TURNER, Turner. Cinema como Prática Social. São Paulo: Ed. Summus editorial ltda., 1988.

ZIZEK, Slavoj (Org.). Um Mapa da Ideologia. 1. ed. Rio de Janeiro: Ed. Contraponto, [s.d.].




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.2.0.82-97

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras
ISSN 2317-4242 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.