O ideograma e a poesia concreta brasileira: um estudo de dois poemas de Haroldo de Campos

Karoline Biscardi Santos

Resumo


A importância do estrato óptico das obras literárias foi, durante muito tempo, subestimada. De acordo com Maria Luiza Ramos (1972, p. 60-61), o filósofo Roman Ingarden, por exemplo, considera-o “irrelevante” e afirma que o material escrito não tem outra função senão a de indicar os fonemas a serem realizados pelo leitor. No entanto, a partir da publicação do poema Un coup de dés por Mallarmé, em 1897, iniciou-se uma busca pela exploração da espacialidade e das inovações tipográficas aplicadas à poesia – busca esta que influenciou, entre outros movimentos literários, o Concretismo, considerado por Inês Oseki-Dépré “o primeiro movimento de vanguarda brasileiro de repercussão internacional” (2000, p. 7).


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Referências


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KENNER, Hugh. The poetry of Ezra Pound. London: Faber and Faber, 1985.

MELO E CASTRO, E. M. de. O fim visual do século XX e outros textos críticos. São Paulo: Edusp, 1993.

OSEKI-DEPRÉ, Inês. Haroldo de Campos, ou a educação do sexto sentido. In: CAMPOS, Haroldo de. Melhores poemas. 3. ed. São Paulo: Global, 2000.

RAMOS, Maria Luiza. Fenomenologia da obra literária. Rio de Janeiro: Forense, 1972.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.2.0.98-105

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