Gêneros textuais e o propósito da comunicação em livro didático de PLE

Natália Moreira Tosatti

Resumo


À luz da teoria que aborda os gêneros como formas de ação, como modo de agir sobre omundo na interação entre indivíduos dentro de uma cultura e uma sociedade, este artigo temcomo propósito defender o uso de gêneros textuais no contexto de ensino e aprendizagemde Português como Língua Estrangeira. Acreditamos que o ensino de uma língua estrangeira(LE), principalmente dentro de propostas que visam a desenvolver competênciascomunicativas, faz-se mais significativo quando explora categorias textuais distintas. Cientesde que o livro didático ocupa, muitas vezes, uma posição de protagonista dentro do contextode aprendizagem formal, discutiremos a utilização dos gêneros presentes em atividadesdo livro Bem-Vindo! A língua portuguesa no mundo da comunicação. Em nossa pesquisa,investigamos se os gêneros presentes nesse livro didático de português para estrangeiros(PLE) foram explorados de maneira funcional. Observamos se, nesse material, os autoresapresentaram atividades que criassem situações de práticas de linguagem queobjetivando o desenvolvimento da competência comunicativa vista como um conjunto decomponentes linguísticos e pragmáticos relacionados não só ao conhecimento ehabilidades necessários ao processamento da comunicação, mas também relacionados àorganização e uso da língua em situações socioculturais mais próximas do real,facilitando, assim, a interação com o outro.

Palavras-chave


Gêneros textuais; Português para estrangeiros; Livro didático

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.3.0.62-75

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