Procedimentos de leitura do infográfico da revista Superinteressante e suas implicações na produção de sentido

Francis Arthuso Paiva

Resumo


O objetivo deste estudo era verificar as regularidades e tipificações do infográfico darevista Superinteressante. Baseamo-nos na corrente sociorretórica de estudos do gênero,de Miller (2009). Seguimos a metodologia sociorretórica proposta por Carvalho (2005) eBazerman (2006). Selecionamos dez infográficos da revista, cinco dos quaisrepresentativos são apresentados aqui, para apontarmos as regularidades presentes naprodução e recepção do conjunto desses textos. Utilizamos os critérios de Kress e VanLeeuwen (1996, 2001) para analisarmos a construção multimodal do infográfico. Feitoisso, analisamos a prática de leitura do infográfico com leitores, através da técnica deprotocolo verbal. Constatamos haver uma categoria de infográficos na revistaSuperinteressante com regularidades e tipificações que suscitam situações retóricas derelação entre sujeitos de linguagem que utilizam esses textos para se relacionaremdidaticamente. Os leitores de infográficos buscam informações sobre fatos geohistóricos,como é ou funciona um objeto tecnológico ou fenômenos bio-físico-químicos,reconhecendo tipificações e recorrências nos infográficos. Através dessas constatações,pudemos apontar procedimentos de leitura do infográfico, assim como tambémapontamos como esses procedimentos podem interferir na compreensão dasinformações. Este trabalho é fruto da defesa de Dissertação de Mestrado em EstudosLinguísticos pelo POSLIN-FALE-UFMG.

Palavras-chave


Leitura; Gêneros textuais; Multimodalidade; Visualização de informação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.3.0.149-169

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Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras
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