Procedimentos de leitura do infográfico da revista Superinteressante e suas implicações na produção de sentido
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Trad. Paulo Bezerra. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação. Trad. Judith Chambliss Hoffnagel. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CARVALHO, Gisele de. Gênero como ação social em Miller e Bazerman: conceito, uma sugestão metodológica e um exemplo de aplicação. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH (Org.). Gêneros, teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 130-149.
DIONÍSIO, Ângela Paiva. Gêneros multimodais e letramento. In: KARWOSKI, Acir Mário et al. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.
EVANGELISTA, E.; IRIA L.; TAUHATA S. Che. Superinteressante, São Paulo, jan. 2009. ed. 261, p. 49-50.
FLORES, Onici Claro. Como avaliar a compreensão leitora. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 42-53, dez 2007. Disponível em http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/viewFile/123/194. Acesso em 30 jan. 2009.
GARATTONI, Bruno. A missão que vai bombardear a Lua. Superinteressante, São Paulo, fev. 2009. ed. 262, p. 24-25.
GIANORDOLI, G.; BITTENCOURT, C. O que acontece no corpo de quem disputa uma supermaratona? Superinteressante, São Paulo, abril, 2009. ed. 264, p. 40-41.
KRESS, Gunther; LEEUWEN, Theo van. Multimodal discourse: The modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.
KRESS, Gunther; LEEUWEN, Theo van. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 3. ed. São Paulo: Parábola, 2008.
MILLER, Carolyn. R. Gênero como ação social. In: Estudos sobre Gênero textual, Agência e Tecnologia. Trad. e Org. Ângela Paiva Dionísio e Judith Chambliss Hoffnagel. Recife: Universitária da UFPE, [s.d.]. p. 21-44.
PAIVA, Francis Arthuso. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do Ensino Médio. 2008. 78 f. Monografia (Especialização em Leitura e Produção de textos) – Instituto de Educação Continuada, Pontifícia Universidade Católica, 2008.
RINALDI, Mayara. O uso da infografia no jornalismo científico brasileiro: estudo da revista Superinteressante. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA REGIÃO SUL, 8., 2007. Anais... [S.l.: s.n.] 2007. Disponível em http://www.nupejoc.cce.ufsc.br/paginas/produ/artigo.htm. Acesso em abril, 2008.
SANT’ANA, T.; RAINHO, M.; SARMENTO, J. IRIA, L. Como é a casa do presidente? Superinteressante, São Paulo, jun. 2009. ed. 266, p. 42-43.
TEIXEIRA, Tattiana. A presença da infografia no jornalismo brasileiro: proposta de tipologia e classificação como gênero jornalístico a partir de um estudo de caso. Revista Fronteiras, Unisinos, v. 9, n. 2, p. 111-120, mai./ago. 2007.
TEIXEIRA, Tattiana. O uso do Infográfico na Revista Superinteressante: um breve panorama. In: SOUZA, C.; FERREIRA, R.; BORTOLIERO, Simone (Org.). Jornalismo Científico e Educação para as Ciências. Taubaté: Cabral Editora, 2006, p. 165-180. Disponível em: http://www.nupejoc.cce.ufsc.br/paginas/produ/abjc_2004_livro.pdf. Acesso em 03 jan. 2008.
TOMITCH, Lêda Maria Braga. Desvelando o processo de compreensão leitora: protocolos verbais na pesquisa em leitura. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 42-53, dez 2007. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/viewFile/244/197. Acesso em 30 jun. 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.3.0.149-169
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras
ISSN 2317-4242 (eletrônica)
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.