A habilidade de argumentar de crianças do ensino fundamental

Cláudia Barbosa Siqueira

Resumo


Este artigo analisa o processo de desenvolvimento da habilidade de crianças do5º ano em produzir textos argumentativos. Este estudo justifica-seprincipalmente pelos poucos trabalhos linguísticos na área, bem como peloalto índice de dificuldade enfrentada pelos alunos com esta modalidadetextual. Coletou-se a produção escrita de crianças da rede particular de ensino,durante o período de um ano. O material foi analisado buscando-se identificaros operadores argumentativos, os tipos de argumentos utilizados e aestratégia utilizada pelos alunos em relação à capacidade argumentativa dascrianças. O estudo sugere que a introdução do texto argumentativo nas sériesiniciais do 1º grau, além de proporcionar mais chances de sucesso aos alunos naprodução deste tipo de texto ao término do 2º grau, certamente facilitará odesenvolvimento de uma postura crítica, possibilitando aos alunos refletiremsobre temas polêmicos que fazem parte da sociedade contemporânea.

Palavras-chave


Argumentação; Ensino de Português; Gênero Textual.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.4.0.125-152

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ISSN 2317-4242 (eletrônica)

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