A literatura no livro didático de francês língua estrangeira
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA FILHO, José Carlos. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes, 1993.
ARANTES, Juliana Esteves. O livro didático de língua estrangeira: atividades de compreensão e habilidades no processamento de textos na leitura. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Linguística aplicada) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
BENAMOU, Michel. Pour une nouvelle pédagogie du texte littéraire. Paris: Hachette/Larousse, BELC, 1971.
BESSE, Henri. Des convenances du discours littéraire à la classe de langue. Le Français Dans le Monde, Paris, n. 166, p. 55-63, jan. 1982.
CICUREL, Francine. Lectures interactives en langues étrangères. Paris: Hachette, 1991.
CONSEIL d´Europe. Quadro europeu comum de referência para as línguas: Aprendizagem, ensino, avaliação. Portugal: edições ASA, [s.d.]. Disponível em: . Acesso em: 24 maio 2010.
CORACINI, Maria José R. F. (Org.). O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 1995.
CORACINI, Maria José R. F. O livro didático nos discursos da Linguística Aplicada e da sala de aula. In: ______. (Org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático: língua materna e língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 1999.
COSTA, Heloísa B. de A. Ensino do Francês língua estrangeira e os textos literários nos manuais didáticos. In: SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, 50., 2002, São Paulo. Anais... São Paulo: GEL, 2002. 1 CD-ROM.
CUQ, Jean- Pierre; GRUCA, Isabelle. Cours de didactique du français langue étrangère et seconde. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2003.
EDMUNDSON, Maria Verônica A. da S. Leitura e compreensão de textos no livro didático de língua inglesa. João Pessoa: Editora do CEFET-PB, 2008.
GOLDENSTEIN, Jean-Pierre. Entrées en littérature. Paris: Hachette, 1990.
JOVER-FALEIROS, Rita J. A experiência da leitura literária em um curso de francês instrumental. 2007. 310 f. Dissertação (Mestrado em língua e literatura francesa) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde- 10082007-160046/pt-br.php. Acesso em: 09 nov. 2012.
LARSEN-FREEMAN, Diane; LONG, Michael H. An Introduction to Second Language Acquisition Research. New York: Longman, 1991.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Compreensão de texto: algumas reflexões. In: DIONÍSIO, Ângela P.; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Org.). O livro didático de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela P.; Machado, Anna Rachel; Bezerra, M. A. (Org.). Gêneros Textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.
MOIRAND, Sophie. Situation d´écrit. Compréhension, production en langue étrangère. Paris: Clé International, 1979.
NATUREL, Mireille. Pour la littérature: De l’extrait { l’œuvre. Paris: CLE International, 1995.
PAPO, Eliane; BOURGAIN, Dominique. Littérature et communication en classe de langue. Paris: Hatier, 1989.
PEYTARD, Jean. (Dir.). Littérature et classe de langue. Paris: Hatier/Didier, 1982.
PINHEIRO, Marta P. Letramento literário na escola: um estudo de práticas de leitura literária na formação da “comunidade de leitores”. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, 2006.
PINHEIRO-MARIZ, Josilene. O texto literário em aula de Francês Língua Estrangeira (FLE). 2007. 284 f. Tese (Doutorado Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-05052008-114942. Acesso em: 09 nov. 2012.
SAEB. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: Relatório Saeb 2001. Brasília: MEC, 2003. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2011.
SÉOUD, Amor. Document authentique ou texte littéraire en classe de français. ÉLA (Études de linguistique appliquée), Paris, n. 93, p. 8-24, 1994.
WAGNER, Emmanuele. De la langue parlé à la langue littéraire. Paris: Hachette/Larousse, B.E.L.C, 1965.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.6.0.5-23
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras
ISSN 2317-4242 (eletrônica)
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.