Dos textos escritos à exposição oral acadêmica

Ana Virgínia Lima da Silva

Resumo


Nos cursos de graduação, o gênero exposição oral é produzido pelos estudantes a fim de demonstrar conhecimentos, refletir sobre os mesmos e contribuir para a formação profissional. Considerando a retextualização, tal como aponta Marcuschi (2001) e Dell’Isola, (2007), como produção de um gênero com base em um ou mais textos de origem, mantendo a base informacional desse texto, a exposição oral é produzida a partir do ato de retextualizar os textos teóricos de base escrita - artigos, capítulos de livros ou livros. Neste trabalho, nosso objetivo é discutir os efeitos da compreensão de um texto (DELL’ISOLA, 1989) sobre a qualidade (COUTINHO, 2003) de uma exposição oral produzida por uma estudante de graduação em Letras. Para tanto, analisamos as operações de retextualização utilizadas para a produção da exposição oral. Além disso, consideramos a relação entre o texto de apoio apresentado em slides eletrônicos e a exposição oral. Constatamos que a compreensão do texto-base influencia a qualidade da exposição oral, sendo necessário para a produção do gênero, compreender e interagir satisfatoriamente com os textos retextualizados. Constatamos ainda que a qualidade da exposição oral depende também da apropriação, por parte do estudante, de um papel pré-estabelecido como expositor de um texto e participante da construção do conhecimento na esfera acadêmica.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.6.0.24-48

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Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras
ISSN 2317-4242 (eletrônica)

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