Duas margens do rio: indícios de lexicalização em Belo Horizonte e de gramaticalização em Varginha / MG
Resumo
Neste texto, estuda-se a variação das formas (OS)1 OLHOS ~ (O) OLHO, (AS) MÃOS ~ (A) MÃO e (OS) PÉS ~ (O) PÉ, ou seja, a variação na marcação de número nos SNs (sintagmas nominais) referentes a pares no falar mineiro de Belo Horizonte. Entendemos que essa variação ocorre devido à expansão nos domínios do léxico, ou seja, lexicalização do plural em detrimento da marcação morfológica. Há evidências de que as mulheres usam mais a forma padrão do que os homens. Atribuímos esse resultado ao fato já conhecido na literatura de as mulheres estarem mais atentas ao padrão de correção.
Tratamos também do estudo da ditongação variável em sílabas /CVS/ (como em arroz [a’hojs], paz [‘pajs], vocês [vo’sejs]), realizada por moradores de Varginha, falar sulista. Observamos a prevalência da variável ditongada, mas há casos variáveis especiais em que a ditongação não prepondera. Interpretamos esse resultado como indício de maior atonicidade da sílaba em questão e indício de gramaticalização da palavra.
Texto completo:
PDFReferências
CRISTÓFARO-SILVA, Thaís. Organização fonológica de marcas de plural no PB. Revista da Abralin, v. 11, n. 1, p. 273-306, jul. 2012.
HOPPER, Paul; TRAUGOTT, Elizabeth. Grammaticalization. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
LABOV, William. Sociolinguistic Patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972.
LABOV, William. What can be learned about change in progress from synchrony descriptions. In: SANKOFF, David; CEDERGREN, Henrietta (Ed.). Variation Omnibus. Carbondale; Edmonton: Linguistic Research, 1981.
MOLLICA, Maria Cecília. Introdução à Sociolingüística: o tratamento da variação. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolinguística. São Paulo: Ática, 1990.
VITRAL, Lorenzo; VIEGAS, Maria do Carmo; OLIVEIRA, Alan Jardel de. Inovação versus mudança: a interseção gramaticalização/teoria da variação e mudança. In: VITRAL, Lorenzo; COELHO, Sueli Maria (Org.). Estudos de processos de gramaticalização: metodologias e aplicações. Campinas: Mercado das Letras, 2010. p. 201-228.
ZÁGARI, Mário Roberto L. Os falares mineiros: esboço de um Atlas Linguístico de Minas Gerais. In: AGUILERA, Vanderci de A. (Org.). A Geolinguística no Brasil: trilhas seguidas, caminhos a percorrer. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 1998.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.7.0.58-75
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras
ISSN 2317-4242 (eletrônica)
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.