Alfabetismo funcional, linguagem e inclusão social
Resumo
Este texto traz reflexões sobre o problema do analfabetismo funcional no Brasil e sua estreita relação com a exclusão social. Embora a escola brasileira tenha cumprido seu papel de garantir o acesso universal às nossas crianças e jovens, sua permanência é um desafio e o fracasso escolar é uma triste realidade. O número assustador de jovens analfabetos e analfabetos funcionais, ou seja, jovens que não conseguem ler e interpretar adequadamente nem os mais simples textos, demonstra que muito se tem a fazer para que o Brasil possa superar as desigualdades sociais através de investimento em políticas públicas de educação de qualidade, saúde e assistência social.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394, de 20 dez. 1996. Brasília: MEC, 1996.
GOMES, Maria de Fátima C. Aprendizagem, desenvolvimento e processos culturais. In: GOMES, Maria de Fátima C.; MONTEIRO, Sara Mourão. A Aprendizagem e o Ensino da Linguagem Escrita. Belo Horizonte: Ceale/FAE/UFMG, 2005. (Coleção Alfabetização e Letramento. Caderno do Formador, p. 9-35.)
IOSCHPE, Gustavo. A opção pelo subdesenvolvimento. In: Boletim INAF (Indicadores de Alfabetismo Funcional). São Paulo: Instituto Paulo Montenegro, 2006.
LEITE, Lígia Chiappini de Moraes. Gramática e literatura: desencontros e esperanças. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2004.
LIMA, Elvira Souza. A criança e suas linguagens. São Paulo: Grupo de Estudos do Desenvolvimento Humano, 2002/2003.
LIMA, Elvira Souza. Quando a criança não aprende a ler e a escrever. São Paulo: Grupo de Estudos do Desenvolvimento Humano, 2002.
RIBEIRO, Vera Masagão. O analfabetismo e alfabetismo funcional no Brasil. Boletim INAF (Indicadores de Alfabetismo Funcional). São Paulo: Instituto Paulo Montenegro, 2006.
SACRISTÁN, José Gimeno. Políticas y prácticas culturales en las escuelas: los abismos de la etapa postmoderna. Fundamentos en Humanidades, Argentina: Universidad Nacional de San Luís, v 2, n. 4. p. 7-43, primavera 2001.
SOARES, Magda Becker. Língua escrita, sociedade e cultura: relações, dimensões e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, Belo Horizonte, n. 0, p. 5-16, set/out./nov./dez. 1995.
SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
VYGOTYSK, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VYGOTYSK, L. S. Imaginación e Creación en la Edad Infantil. Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación, 2005.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1809-8150.5.10.10-22
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Txt: Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos
ISSN 1809-8150 (eletrônica)
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.