Projetos Leitura para todos e Alfamídia: novos modos de leitura
Resumo
Resumo: Este artigo se propõe a discutir causas e conseqüências do processo de exclusão social a que estão submetidos aqueles que não se encontram dentro da cultura letrada no Brasil. Aponta como possíveis soluções os projetos Alfamídia e Leitura para todos, enquanto propostas inovadoras para alfabetização/ letramento e aumento dos níveis de leitura de uma grande parcela da população brasileira.
Abstract: This article discusses the causes and consequences of the process of social exclusion of those who are not within literate culture in Brazil. A partial solution is to be found in the projects Alfamedia and Leitura para todos, where one is to find innovative proposals for alphabetization/"lettering" and the increase of the number of readers in the Brazilian population.
Keywords: alphabetization; reading; "lettering".
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
SOARES, Magda Becker. Paulo Freire - Alfabetização: muito além de um método. Revista Presença pedagógica. Belo Horizonte, n.21, mai/jun. 1998.
PAULINO, Graça. Práticas de seleção de leituras. Teoria da literatura na escola: atualização para professores de 1º e 2º graus. Belo Horizonte, 1992.
SOARES, Magda Becker. Alfabetização: em busca de um método? Belo Horizonte: EDUC. REV., 1990.
SOARES, Magda Becker. Letramento em verbete: o que é letramento? Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SOARES, Magda Becker. Paulo Freire - Alfabetização: muito além de um método. Revista Presença pedagógica. Belo Horizonte, n.21, mai/jun. 1998.
A indeterminação e a resposta do leitor na prosa de ficção. Tradução Maria Ângela Aguiar. Cadernos do Centro de Pesquisas Literárias da PUCRS. Porto Alegre: Publicação do Curso de Pós-graduação em Letras, volume 3, Número 2, março de 1999.
ZILBERMAN, Regina. A estética da recepção no horizonte dos anos 60. Estética da recepção e história da literatura. Porto Alegre: Ática.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1809-8150.1.2.8-15
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Txt: Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos
ISSN 1809-8150 (eletrônica)
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.