Redes de conhecimento e transdisciplinaridade: nós e conexões na Educação Fundamental

Fátima Pinheiro de Barcelos

Resumo


Resumo: O papel do conhecimento na sociedade atual é um desafio para os profissionais docentes que enfrentam imensa quantidade de informação e tecnologia informatizada. As redes de conhecimento podem oferecer estratégias para a construção do conhecimento dentro das escolas, além de serem oportunidade de trabalho com produção e leitura de texto e imagens, com a construção e a apropriação de conceitos dentro do universo cultural e do conteúdo curricular.

Abstract: The role of knowledge in our present society challenges professors who face an enormous quantity of information and technology. The webs of knowledge may offer strategies for the construction of knowledge within schools, besides being an opportunity for work with production and reading of images and texts, with the construction, appropriation of concepts whitin the cultural universe and curricular content.

Keywords: web of knowledge; text production; image reading.


Palavras-chave


redes de conhecimento; produção de texto; leitura de imagens.

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Jr., Laerthe. Conhecimento transdisciplinar. O cenário epistemológico da complexidade. Piracicaba: UNIMEP, 1996.

BACZKO, Bronislaw. Imaginação social. In: Enciclopédia Einaudi, V.5. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, Editora Portuguesa, 1985.

BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.

DOMINGUES, Ivan. Conhecimento e transdisciplinaridade II: aspectos metodológicos. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

FAZENDA, Ivani C. Arantes (Org.). Interdisciplinaridade: dicionário em construção. São Paulo: Cortez. 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

LÉVY, Pierre; AUTHIER, Michel. As árvores de conhecimentos. São Paulo: Escuta, 2002.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 8. ed. Campinas: Papirus, 1997.

PÉREZ, Francisco Carvajal; GARCÍA, Joaquim Ramos (Org.). Ensinar ou aprender a ler e a escrever? Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

POZO, Juan I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RAMOS, Rafael Yus. Formação ou conformação de professores? Revista Pátio. São Paulo: Artmed, Ano IV, n. 17, p. 22. maio/jul. 2001.

RICHTER, Ivone M. Multiculturalidade e interdisciplinaridade. In: Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.

SALVADOR, César Coll. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1809-8150.2.3.8-19

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Txt: Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos
ISSN 1809-8150 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.