Leitura e democracia: bibliotecas comunitárias e ensino de Língua Portuguesa escrita
Resumo
Resumo: Análise da implantação de bibliotecas comunitárias como um estímulo à leitura e ao protagonismo dos agentes envolvidos no processo contrapondo-se à pratica nacionalmente institucionalizada de que o acesso à leitura e aos bens culturais seja direito exclusivo das elites.
Resumen: Análisis de la implantación de bibliotecas comunitarias como un estímulo a la lectura y al protagonismo de los agentes involucrados en el proceso, contraponiéndose a la práctica nacionalmente institucionalizada de que el acceso a la lectura y a los bienes culturales sea derecho exclusivo de las elites.
Palabras-clave: lectura; bibliotecas comunitarias; alfabetización.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CURY, C. R. J. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 124, p. 11-32, jan./abr. 2005.
ENRIQUEZ, Eugène. O vínculo grupal. In: MATA MACHADO, Marília N. et al. (Org.). Psicossociologia – análise social e intervenção. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
LÈVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Trad. C. I. da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
PICHON-RIVIÈRE. Enrique. Teoria do vínculo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SOUSA SANTOS, Boaventura de. A universidade no século XXI. São Paulo: Cortez, 2004.
PEREIRA, Maria Antonieta. Subdesenvolvimento, auto-imagem e exclusão no Brasil e na Argentina. Pesquisa de Pós-doutorado desenvolvida na Universidad de Buenos Aires, em 2003 (bolsa CAPES/SECYT).
PEREIRA, Maria Antonieta. Jogos de linguagem, redes de sentido: leituras literárias. In: Anais de O jogo do livro, CEALE/FAE/UFMG, 2006. (no prelo)
Internet
. Acessado em: 2 nov. 2006.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1809-8150.2.4.19-30
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Txt: Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos
ISSN 1809-8150 (eletrônica)
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.