Ensino de leitura de textos literários: a posição do educador na esfera pública

Marcelo Chiaretto

Resumo


Resumo: Este artigo pretende analisar perspectivas de trabalho do professor de leitura de textos literários na esfera pública contemporânea. Conforme uma proposta de gestão democrática, a sala de aula funcionaria assim como um prolongamento da esfera pública tradicional, uma vez que os alunos, tendo como ponto disjuntor a leitura de um texto literário, teriam chance de explorar suas idéias em uma situação de prática social discursiva, como um debate aberto às diferenças sociais e políticas.

Abstract: This article aims at investigating the role of the literature teacher in contemporary context. In a democratic sense, the classroom should resemble the traditional public sphere, where pupils would deal with literary texts as a chance to exploit their ideas practicing discourse, and where the debate would be opened to the social and political differences.

Keywords: education of reading of literary texts; public politics of education.


Palavras-chave


ensino de leitura de textos literários; políticas públicas de educação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1809-8150.2.4.43-51

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ISSN 1809-8150 (eletrônica)

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