Ensino de leitura de textos literários: a posição do educador na esfera pública
Resumo
Resumo: Este artigo pretende analisar perspectivas de trabalho do professor de leitura de textos literários na esfera pública contemporânea. Conforme uma proposta de gestão democrática, a sala de aula funcionaria assim como um prolongamento da esfera pública tradicional, uma vez que os alunos, tendo como ponto disjuntor a leitura de um texto literário, teriam chance de explorar suas idéias em uma situação de prática social discursiva, como um debate aberto às diferenças sociais e políticas.
Abstract: This article aims at investigating the role of the literature teacher in contemporary context. In a democratic sense, the classroom should resemble the traditional public sphere, where pupils would deal with literary texts as a chance to exploit their ideas practicing discourse, and where the debate would be opened to the social and political differences.
Keywords: education of reading of literary texts; public politics of education.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AGAMBEN, G. Homo Sacer. O poder soberano e a vida nua. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
DELEUZE, G.; PARNET, C. Diálogos. Lisboa: Relógio D’água, 2004.
DIONÍSIO, Maria de Lourdes. A construção escolar de comunidades de leitores: leituras do Manual de Português. Coimbra: Almedina, 2000.
ECO, Umberto. A definição da arte. Lisboa: Edições 70, 2006.
HABERMAS, J. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
MAQUIAVEL, Nicolau. Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio. Brasília: UNB, 2000.
MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
MERLEAU-PONTY, M. L’Institution – La Passivité. Paris: Belin, 2003.
MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2005.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. MEC, 2000.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1809-8150.2.4.43-51
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Txt: Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos
ISSN 1809-8150 (eletrônica)
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.