Histórias em quadrinhos: um suporte a mais na formação de leitores
Resumo
Resumo: Este artigo tem como objetivo mostrar como as histórias em
quadrinhos, ao serem utilizadas no aprendizado do Português,
na adaptação de obras literárias e como uma preparação para a
leitura dessas, são importantes na formação de leitores.
Resumen: Este artículo tiene por objetivo enseñar cómo los tebeos, al ser utilizados en el aprendizaje del Portugués, en la adaptación de obras literarias y en la preparación de su lectura son importantes en la formación de lectores.
Palabras clave: tebeos; literatura; formación de lectores.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BENCINI, Roberta. Todas as leituras. Revista Nova Escola. Editora Nova Abril, p. 1-39, ago. 2006.
CAFIEIRO, Delaine. Leitura como processo: caderno do formador. Belo Horizonte: CEALE/FaE/UFMG, 2005. (Coleção Alfabetização e Letramento)
COSCARELLI, Carla Viana. Livro de receita do professor de Português. Atividades para a sala de aula. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
KOCH, Ingedore Vilaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2005.
PAULINO, Graça; WALTY, Ivete; FONSECA, Maria N.; CURY, Maria Z. Tipos de texto, modos de leitura. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.
RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro (Org.). Como usar os quadrinhos em sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
SANTOS, Clarisse Barbosa dos. Quadrinhos e Chico Bento um texto caleidoscópico. 2002. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.
VIEIRA, Marli. Por trás das letras. Revista Aprende Brasil, v.2, n.7, p. 12 a 14, out./nov. 2006.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1809-8150.3.5.39-45
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Txt: Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos
ISSN 1809-8150 (eletrônica)
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.