A leitura nas narrativas docentes

Santuza Amorim da Silva

Resumo


Resumo: Serão tratadas, neste artigo, algumas experiências de leitura de um grupo de docentes, que fizeram parte de uma pesquisa mais ampla, realizada no Programa de Pós-graduação da FAE/UFMG. Um dos aspectos aqui tratados atém-se a analisar a predominância e a recorrência do aparecimento de determinados gêneros de leitura nos relatos concedidos pelas docentes.

Abstract: In this article, some experiences accomplished by a group of teachers on reading are shown. These experiences were part of a broader research during a Postgraduate Program at FAE/UFMG. One of the aspects studied here aims at analyzing the predominance and repetition of certain reading genres on the teachers' reports.

Keywords: reading practices; teachers literacy; readers formation.


Palavras-chave


práticas leitoras; letramento docente; formação de leitores.

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Márcia. Percursos da leitura. In: ______ (org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas: Mercado de Letras, 1999.

ARIÈS, P. As práticas da escrita. In: ARIÈS, P.; DUBY, P. (Org.). História da vida privada 3 – Da Renascença ao Século das Luzes. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

ASBAHR, Melissa C. Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças. 2005. Dissertação (Mestrado) - UNICAMP, Campinas, 2005.

BATISTA, A. A. Um objeto variável e instável: textos, impressos e livros didáticos. In: ABREU, Márcia (Org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas: Mercado de Letras, 1999.

CATANI, Denise (Org.). Docência, memória e gênero: estudos sobre a formação. São Paulo: Escrituras, 1997.

CHARTIER, Anne-Marie. Fazeres ordinários da classe: uma aposta para a pesquisa e para a formação. Educação e Pesquisa, v. 26, p. 157-168, jul./dez. 2000.

CHARTIER, R. Cultura escrita: literatura e história. Porto Alegre: Artmed, 2001.

GUEDES PINTO, Ana Lúcia. Rememorando trajetórias da professora-alfabetizadora. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

HORELLOU-LAFARGE, C.; SEGRÉ, M. Sociologie da la lecture. Paris: La Découverte, 2003.

INEP. O perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam e o que almejam. São Paulo: Moderna, 2004.

JAPIASSU, H. A crise da razão no ocidente. Revista Eletrônica Sinergia. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2006.

LARROSA, Jorge. La experiencia de la lectura. In: Estudios sobre lectura y formación. Barcelona: Laertes, 1996.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. Campinas, n.19, p. 20-28, 2002.

SILVA, Santuza Amorim da. Leitura e práticas de formação docente: o caso do Pró-Leitura. 2007. Tese (Doutorado) - FAE/UFMG, Belo Horizonte, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1809-8150.3.6.28-35

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Txt: Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos
ISSN 1809-8150 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.