Violência em três quadros. Como falar sobre?
Resumo
Resumo: As relações entre comunicação e representações iconográficas nos dias atuais superam o esperado desde o descobrimento da fotografia e do cinema. Existem artistas que utilizam a arte para colaborar com a política da exploração de assuntos que estão na moda, outros tratam de questionar a maneira com que a arte é utilizada no que tange a disseminar pensamentos em relação a tais assuntos. Cotejando três objetos artísticos diferentes este texto pretende discorrer de que maneira a “violência” tem sido tratada desde a literatura, a música e o cinema a partir de uma leitura sobre a articulação conceitual do termo.
Resumen: Las relaciones entre comunicación y representaciones icnográficas en los días actuales sobrepasan lo esperado con la descubierta de la fotografía ydel cine. Existen artistas que utilizan el arte para explorar asuntos que están de moda, otros tratan de cuestionar la manera como el arte es utilizado. Través de tres objetos artísticos diferentes, este texto pretende analizar de qué manera la violencia es tratada en la literatura, música y cine partiendo de una lectura acerca de la articulación conceptual del termo.
Palabras-clave: violencia, literatura, música, cine.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARTHES, Roland. Inéditos: política. São Paulo: Martins Fontes, 2005. v. 4.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. v. I.
MACHADO. Antônio. Obra poética. Pleamar: Bueno Aires, 1944.
VIOLÊNCIA GRATUITA. Direção de Michel Heneke, 1997. VHS. 103min., son., color.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1809-8150.5.9.41-51
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Txt: Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos
ISSN 1809-8150 (eletrônica)
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.